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TECNOLOGIA

Microsoft descarta nova oferta para comprar o Yahoo

Steve Ballmer admitiu possibilidade de parceria, mas não de aquisição. Após levar 'fora' do Google, Yahoo afirmou que Microsoft era melhor opção.

Publicado em 07/11/2008 às 8:33

Do G1

Steve Ballmer, diretor-executivo da Microsoft, afirmou nesta sexta-feira (7) que sua empresa não tem interesse em renovar a oferta de aquisição feita ao Yahoo. Ele não descartou, no entanto, uma associação entre as duas companhias. “Tenho certeza que ainda há alguma oportunidade de parceria no setor das buscas, mas aquisição é coisa do passado”, afirmou Ballmer durante evento realizado em Sidney, na Austrália.

“Fizemos uma oferta, fizemos outra oferta e ficou claro que o Yahoo não queria ser comprado pela Microsoft. Seguimos em frente. Não estamos interessados em voltar atrás e reavaliar a aquisição e não sei por que eles estariam, honestamente. Eles recusaram uma oferta de US$ 33 por ação”, afirmou Ballmer. As ações do Yahoo estão atualmente avaliadas em US$ 13,96.

O executivo previu ainda o reinvento da busca on-line, mercado liderado pelo Google. “Se alguém acham que no futuro as buscas serão feitas como hoje, está louco. A interface dessas ferramentas não mudou nos seis últimos anos. Ao procurar algo na internet, você ainda encontra os mesmos dez links azuis estúpidos e chatos. Não podemos fazer melhor que isso?”, questionou.

A gigante de software quis comprar o Yahoo, mas desistiu das negociações em maio. As conversas começaram em janeiro, quando a empresa de Bill Gates ofereceu US$ 44,6 bilhões. Com as sucessivas negativas do Yahoo, a Microsoft aumentou a oferta para US$ 47,5 bilhões, o equivalente a US$ 33 por título. O Yahoo, porém, exigia um valor de US$ 37 por ação, o que elevaria o preço final a US$ 53 bilhões.

Parcerias

Nesta semana, o Google anunciou a desistência em fazer uma parceria na área de publicidade com o Yahoo. Horas depois de a informação se tornar pública, Jerry Yang, diretor-executivo do Yahoo, disse acreditar que um acordo com a Microsoft ainda era a melhor opção.

Yang disse estar aberto para vender sua empresa para a Microsoft, desde que fosse por um preço maior do que o oferecido anteriormente. “As pessoas que me conhecem sabem que não vivo um dilema sobre me manter ou não independente”, afirmou. Apesar disso, ele afirmou “não haver notícias” sobre negociações entre Yahoo e Microsoft.

Depois da desistência do Google, Yang se disse decepcionado. As empresas haviam assinado um acordo em junho, quando o Yahoo estava buscando novas formas de criar uma estratégia de crescimento. Segundo a proposta, o Yahoo utilizaria a tecnologia do Google para gerar os anúncios de seu site de buscas. Era esperado que a parceria acrescentaria US$ 800 milhões em faturamento anual para o Yahoo.

Antes da desistência do Google, um comunicado do Departamento de Justiça dos Estados Unidos dizia que o órgão já havia avisado a empresa de buscas sobre a intenção de entrar com um processo para barrar o acordo com o Yahoo. O processo basearia-se em regras antitruste: juntas, as empresas controlam 80% do mercado de buscas na internet.

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Jornal da Paraíba

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