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TECNOLOGIA

Novas tecnologias ameaçam locadoras de filmes

Segundo estimativas do mercado, existem 9 mil locadoras no Brasil. Vendas de discos digitais para vídeo-locadoras caíram 28% em 1 ano.

Publicado em 22/07/2008 às 8:12

O faturamento das locadoras de vídeos passou a sofrer os efeitos do desenvolvimento tecnológico brasileiro. Isso pode ser notado com os cortes de funcionários e a queda nos preços dos aluguéis dos filmes.

 Durante a semana, uma locadora aluga filmes a R$ 1,99. Colocar o preço lá embaixo é uma tentativa de sobreviver em um mercado em crise.

O dono de uma rede de 15 locadoras já chegou a inaugurar uma loja por ano. Mas, há dois anos, não pensa mais em abrir filiais. Desde então, a palavra de ordem é cortar gastos nas locadoras.

“De 150 funcionários, que seriam 10 funcionários por loja em média, a gente caiu para 110 funcionários. Então a gente acabou suprindo um pouquinho das dificuldades, mas a queda não teve como”, diz Marcos Pereira, dono de locadora.

Os clientes sumiram na mesma velocidade que a tecnologia se tornou mais acessível. Fazer cópias de DVDs e baixar filmes inteiros pela internet ficou comum.

Em apenas um ano, as vendas de discos digitais para vídeo-locadoras caíram 28%, o equivalente a 2,4 milhões de unidades.

Em 2006, funcionavam no Brasil 12 mil locadoras. Hoje, segundo estimativas do mercado, elas não chegam a 9 mil. Perderam terreno para um inimigo que está nas ruas.

“A grande vítima da pirataria é a locadora, porque ela tem um negócio estabelecido, ela vive daquilo, ela é especializada em alugar filme, e ela está perdendo o público para o crime”, diz Tânia Lima, diretora executiva da União Brasileira de Vídeo.

Uma solução encontrada por algumas locadoras foi diversificar o negócio. Em uma delas, por exemplo, o cliente não encontra apenas filmes para alugar. Logo na entrada, há uma pequena loja de conveniências. No balcão, também é possível recarregar o celular e até mesmo abrir uma conta no banco.

A oferta de outros serviços ainda não compensou a queda de 60% no faturamento nos últimos quatro anos, mas tem ajudado. E a tecnologia que trouxe tantas dificuldades também é a esperança do futuro.

O blu-ray, que deve substituir o DVD, hoje é bem mais difícil de piratear. Com a troca da mídia, os donos de locadoras esperam dias tão bons quanto aqueles, dos melhores momentos do VHS.

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Jornal da Paraíba

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