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TECNOLOGIA

Novo Passat tem CPU com software para administrar troca de marchas

Veículo vem equipado com motor gasolina 2.0 com 210cv de potência e câmbio DSG com seis ou sete marchas.

Publicado em 09/11/2010 às 20:08

Da Info Exame

O Salão do Automóvel que aconteceu em São Paulo até a semana passada trouxe muitas novidades entre elas a sétima geração do Passat, sedã de luxo da Volkswagen, exibido pela primeira vez no país e que traz muita tecnologia embarcada.

O veículo vem equipado com motor gasolina 2.0 com 210cv de potência e câmbio DSG com seis ou sete marchas. Este tipo de transmissão possui uma CPU que controla um software específico para administrar a troca de marchas de forma quase instantânea.

Há uma opção para adquirir o carro com partida automática, através do sistema Keyless Access que automaticamente trava ou dá partida no motor. A comunicação é feita através de rádio frequência, e esse mesmo sistema permite que o usuário abra o porta-malas apenas ao movimentar-se próximo ao compartimento de bagagem, se estiver carregando a chave do veículo no bolso, por exemplo.

O novo Passat também terá o sistema Park Assist para estacionamento automático, e dois tipos de sistema para controlar o uso do farol alto. O Dynamic Light Assist (DLA) virá com opção de faróis bi-xenônio e o Light Assist (LA) para farol convencional.

Em ambos é possível utilizar continuamente os faróis altos, pois o sistema possui um sensor que detecta o tráfego na direção oposta e quando identificado um veículo o DLA obstrui as áreas do facho de luz que poderiam ofuscar o outro motorista. Já o LA alterna o farol de alto para baixo.



No seu interior também houve mudanças. Os assentos têm opção de serem climatizados, com ventilação e massageadores para motorista e passageiro da frente. O computador de bordo ganhou uma repaginação e traz alguns itens de segurança, como monitorar o nível de pressão de cada pneu, frenagem de emergência e sistema que detecta fadiga do motorista.

Ao detectar o cansaço do motorista, o sistema manda vibrações ao volante e emite avisos sonoros. Além disso, exibe no painel uma recomendação para que o condutor pare o veículo. A função de frenagem emergencial possui uma espécie de radar que lê a distância e diminui a velocidade do carro gradativamente, e quando o mesmo circula abaixo dos 30 km/h ele para o veículo totalmente.

O carro teve o início das vendas na Europa no começo desse mês e só deve chegar ao Brasil “no primeiro semestre de 2011, com preços que ainda não podem ser revelados”, como confirmou à INFO José Loureiro, gerente executivo de desenvolvimento de produtos da Volkswagen. E virá para competir com modelos sedã de luxo como o Audi A8 e Volvo S60.

Leia mais sobre automóveis em Diario de um Civic

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Jornal da Paraíba

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