TECNOLOGIA
Óculos portáteis multimídia reproduzem filmes 3D
Aparelho da Carl Zeiss ajusta lentes para quem usa óculos. Na Europa, ele custa entre 300 e 400 euros.
Publicado em 15/04/2010 às 15:54
Do G1
Assistir a filmes no iPhone ou no iPod não é uma tarefa das mais confortáveis, pois é necessário ficar segurando o aparelho. Por conta disso a fabricante de lentes Carl Zeiss lançou o Cinemeizer, um óculos que é um monitor de vídeo particular. O aparelho está em exibição na feira Expo Abióptica, que acontece em São Paulo entre os dias 14 e 17 de abril.
O Cinemeizer reproduz vídeos de aparelhos celulares e de tocadores de vídeos portáteis como o iPod e o iPhone. Diferentemente de modelos mais antigos, ele não precisa ser conectado a uma fonte de energia, uma vez que usa uma bateria portátil com 4 horas de duração. Para os aparelhos da Apple, os óculos possuem uma conexão especial, que também utiliza a bateria dos dispositivos.
A grande novidade é que o Cinemeizer é compatível com a tecnologia 3D. Ela é similar a alguns monitores que apresentam imagens em três dimensões, como do futuro portátil da Nintendo, o Nintendo 3DS, e que não exigem o uso de óculos especiais. Basta conectar o aparelho a um DVD ou celular com vídeos especiais para ver as imagens com maior profundidade.
Além dos aparelhos portáteis, os óculos da Carl Zeiss são compatíveis com DVDs e videogames. A resolução que o produto alcança é de 640x480 e o som é estéreo, que sai por meio de dois fones de ouvido em cada haste do produto.
Para quem usa óculos o Cinemeizer possui um ajuste. Dois botões estão posicionados ao lado de cada lente do aparelho, permitindo ajustar o grau de cada olho individualmente
De acordo com a Carl Zeiss, ainda não há previsão de venda do produto no Brasil. Na Europa, onde o Cinemeizer é bastante popular, ele custa entre 300 e 400 euros.
Comentários