TECNOLOGIA
Palestrante Danila Dourado fala sobre comunicação digital
Encontro de Comunicação Digital da Paraíba, que acontece no próximo dia 24, às 18h30, no auditório do Hotel Tambaú, fala um pouco de sua experiência no mundo digital.
Publicado em 22/02/2011 às 17:51
Da Redação
Com assessoria
Danila Dourado, uma das palestrantes do primeiro Encontro de Comunicação Digital da Paraíba, que acontece no próximo dia 24, às 18h30, no auditório do Hotel Tambaú, fala um pouco de sua experiência no mundo digital. O evento, uma realização da Solaris Cursos, contará também com a presença de Cláudio Torres (SP) - autor do livro “A Bíblia do Marketing Digital”, que terá entrevista publicada no Jornal da Paraíba.
Danila Dourado apresentará a primeira palestra com o tema “Gestão da Comunicação nas Mídias Sociais”. A palestrante é Gerente de Monitoramento e Análise da PaperCliQ, agência de Salvador (BA) e pesquisadora dos novos modelos de negócios com enfoque em mídias sociais.
Como você define a Comunicação Digital?
Um berço da comunicação que se alimenta dos recursos interacionais online. Acredito que a médio prazo essa nomenclatura deixará de existir, porque tudo será digital. Sendo assim, a comunicação será tratada de forma integrada. O único receio é que o mercado ainda terá que evoluir muito para atuar dessa maneira.
Por que uma empresa deve investir em Comunicação Digital?
Utilizando a linguagem empresarial diria que, se ele não investir, está dando oportunidade para a concorrência construir um diferencial competitivo de comunicação direta com os consumidores. Em outras palavras, um produto vale mais ou menos, não só pelo valor tangível do mercado, mas sim pelos atributos intangíveis que é agregado a ele. Sendo assim, o relacionamento é um intangível que pode ser transformado em rentabilidade direta para seu negócio.
As Redes sociais podem ser consideradas um nicho de mercado? Por quê?
Não sei se seria um nicho de mercado, existem vários nichos dentro dos sites de redes sociais, isso acaba possibilitando maior assertividade no impacto da mensagem. A alta segmentação que elas oferecem corrobora estratégias específicas para atender cada público de uma organização.
Como você avalia o profissional de comunicação nas empresas, hoje?
A comunicação está em pauta dentro das empresas, retomando a sua época dourada. Com isso, os profissionais dessa área acabam exercendo um papel mais estratégico e adquirem maior relevância na organização.
Com sua experiência, qual deve ser o perfil de um profissional de comunicação?
Deve ser receptivo, aberto ao novo, ter aquela curiosidade intrínseca em relação a vida, no sentido mais amplo. E, acima de tudo, gostar das pessoas e procurar entender o comportamento delas. Com esses atributos ele consegue identificar as necessidades e fornecer estímulos para supri-las. Não me arriscaria traçar um perfil de formação acadêmica, fiquei sabendo de um veterinário que dá um show na gestão de mídias sociais.
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