icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Portabilidade numérica chega ao Rio e a Brasília nesta segunda

Troca de operadora estará disponível a DDDs 21, 22, 24 e 61. Com a implantação, portabilidade estará acessível a 60 DDDs.

Publicado em 09/02/2009 às 8:37

Do G1

A partir desta segunda-feira (2), os usuários de telefonia fixa e móvel dos municípios do estado do Rio de Janeiro e do Distrito Federal e entorno poderão trocar de operadora e manter os números atuais de seus telefones. A portabilidade numérica chega aos DDDs 21, 22, 24 e 61. Com a extensão do serviço, mais 25,4 milhões de assinantes de telefonia no país passarão a contar com a portabilidade numérica.

De acordo com a Associação de Recursos em Telecomunicações (ABR), entidade administradora do serviço, com a implantação dessa etapa a portabilidade numérica estará acessível a 60 DDDs e a 146,5 milhões de usuários de telefonia no país. Em todo o país, serão 5.014 municípios atendidos - 90,1% do total.

Até a primeira semana de março, o serviço estará disponível em todo o território nacional, nos 67 DDDs existentes. Até 10 de março de 2010, as operadoras terão prazo máximo de cinco dias úteis para atender à solicitação do usuário.

A portabilidade chegará à capital paulista e região metropolitana, que usam o código de área 11, somente no último dia do cronograma, em 2 de março.

Regras

De acordo com as regras da portabilidade, as transferências de operadora, com manutenção do número, só podem ser solicitadas dentro do mesmo serviço – móvel para móvel ou fixo para fixo – e na área de abrangência do mesmo DDD.

A portabilidade deve ser pedida pelo usuário à operadora para qual ele deseja migrar. Pelas regras, o pedido tem de ser atendido em até cinco dias úteis.

Trocas

Segundo a ABR Telecom, 345.927 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone. Desse total, 65% (224 mil) referem-se a solicitações de usuários de telefonia móvel e 35% (121,7 mil) de telefonia fixa.

Desde o início da implantação do serviço, 223.332 usuários tiveram seus números de telefones mantidos, após concluídas as transferências de operadoras de serviço. Desses, 67% (148,9 mil) são usuários de telefonia móvel e 33% (74,3 mil) assinantes de telefonia fixa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp