icon search
icon search
home icon Home > tecnologia
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

TECNOLOGIA

Procon de João Pessoa notifica Netflix por cobrança em compartilhamento de senha

De acordo com o secretário do Procon-JP, a modificação no contrato ter ocorrido de forma unilateral, fere frontalmente o Código de Defesa do Consumidor.

Publicado em 10/06/2023 às 18:12


                                        
                                            Procon de João Pessoa notifica Netflix por cobrança em compartilhamento de senha
Netflix vai passar a cobrar taxa por compartilhamento de senha Foto: Unsplash/Sunder Muthukumaran

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) notificou a empresa Netflix após reclamações dos clientes da plataforma. A empresa deve justificar a cobrança do valor adicional por compartilhamento de senha, sem que esteja especificado de forma clara no contrato. A notificação foi divulgada neste sábado (10).

O secretário Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Rougger Guerra, informou que a empresa deve prestar esclarecimentos, pois pode estar ocorrendo uma violação aos direitos dos clientes da plataforma. “A Netflix deve explicar a cobrança adicional pelo compartilhamento de senha e se houve alteração no contrato firmado e, o mais importante, se houve a anuência do consumidor em relação a essa mudança”, explicou.

De acordo com Rougger Guerra, também foi questionado à Netflix sobre como será diferenciado o compartilhamento de senha com a utilização do serviço, pelo contratante, em locais diversos. “É preciso salientar que a publicidade veiculada pela Netflix informa da possibilidade do consumidor assistir ao conteúdo onde quiser, ação que pode ser contrária a uma nova cobrança. Também não fica claro como o usuário será cientificado e quem será atingido”,  afirma.netf

Essa não é a primeira notificação do tipo que a empresa recebe após a mudança na cobrança. A Netflix não se posicionou publicamente sobre as medidas de Procons de diferentes partes do país.

Legislação

De acordo com o secretário, a modificação no contrato ter ocorrido de forma unilateral, fere frontalmente o Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Além da Lei Federal 12.485/2011 que regula todo serviço desse segmento, além das Resoluções 581/2012 e 632/2014 da Anatel”, informou.

A Resolução 581/2012 determina que a prestadora deve informar de forma clara, em sua página na internet e/ou em outro meio de fácil acesso, os canais de programação e as condições de contratação de todos os planos de serviço comercializados e seus respectivos preços. “Qualquer cobrança feita de forma diferente do que prevê a legislação é irregular e passível de punição, a exemplo da aplicação de multa”, Rougger explica.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp