TECNOLOGIA
Sucesso da TV digital é resultado da qualidade de som e imagem
Em algumas lojas da capital, as vendas de TV LCD de 32 e 42 polegadas subiram até 300% no primeiro quadrimestre deste ano.
Publicado em 25/06/2009 às 8:55
Jean Gregório
“O sucesso da TV digital em João Pessoa deve-se sobretudo ao padrão de exigência do telespectador da capital que vem buscando mais qualidade de imagem e som nos novos aparelhos vendidos no comércio da capital”. A opinião é do engenheiro e gerente técnico da TV Cabo Branco, Edinaldo Barbosa, ao comentar a efervescência de vendas das TVs LCDs e dos conversores nas lojas da capital com a chegada antecipada da transmissão digital pela emissora para a Grande João Pessoa. Em algumas lojas da capital, as vendas de TV LCD de 32 e 42 polegadas subiram até 300% no primeiro quadrimestre deste ano.
A transmissão digital foi iniciada em caráter experimental em fevereiro deste ano pela TV Cabo Branco, mas na última semana, 18 de junho, com a assinatura da outorga em cerimônia realizada no Ministério das Comunicações a transmissão da programação digital por 24 horas passa a ser definitiva. A TV Cabo Branco está oficialmente inserida no Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).
“Depois da assinatura da outorga, temos um compromisso agora não apenas com o Ministério das Comunicações, mas também com a Rede Globo de transmitir de forma definitiva e não terá mais volta. Os ajustes que estavam sendo feitos em caráter experimental na digital serão somente realizados no dia da manutenção, que ocorre em todas as afiliadas da Rede Globo na TV analógica uma vez por mês”, informou Barbosa ao destacar que a emissora paraibana foi a pioneira no Estado e quarta afiliada Globo do Nordeste em realizar a transmissão no sistema digital. Ele acrescentou que o novo modelo digital mantém as características da TV brasileira, com a transmissão aberta e gratuita.
Segundo o gerente Edinaldo Barbosa, a assinatura da outorga colocou um ponto final não apenas no lembrete do “caráter experiemental” na tela da Cabo Branco digital, mas também nos consumidores que estavam indecisos quanto à compra de TVs. “Muitas pessoas ainda aguardavam essa autorização da outorga definitiva para fazer uma decisão de comprar um aparelho conversor ou aparelho. Alguns telespectadores ainda desconfiavam da data final do caráter experimental, mas com a assinatura da outorga, as vendas de Tvs LCDs, de Plasma e dos conversores serão aquecidas ainda mais no comércio varejista da Grande João Pessoa, pois a transmissão alcança não apenas todos os bairros da capital, mas as cidades de Cabedelo, Santa Rita e Bayeux”, frisou.
Ele destacou que o telespectador que assiste à imagem digital tem qualidade até seis vezes superior à do sistema convencional, analógico. Para tirar proveito de todas as vantagens da TV digital, o telespectador não precisa se desfazer de seu televisor atual. Caso ainda não possa adquirir um aparelho novo compatível com o sistema, o consumidor tem a opção de adquirir um conversor, que repassa o sinal digital para a TV comum.
“Além da estabilidade de recepção, a TV digital permite imagens em alta definição, com maior nitidez de cores e detalhes visuais antes imperceptíveis na TV analógica. Na prática, quem quiser qualidade de imagem e som terá de comprar uma TV digital. Mesmo na programação analógica, a qualidade já é sentida em termos de imagens como é o caso das LCDs que possuem melhor definição”, reforçou.
A programação produzida em alta definição pela Rede Globo tem sido crescente. Além de alguns jogos da Campeonato Brasileiro e da Copa das Confederações, toda a novela “Caminhos das Índias” está sendo gravada em alta definição, os programas humorísticos (Cassete e Planeta, Toma Lá Dá Cá), A Grande Família, os filmes de Tela Quente, e as séries “Tudo Novo de Novo” e “Força Tarefa”, além do programa “Profissão Repórter”.
Comentários