TECNOLOGIA
TV Cabo Branco inicia hoje transmissão experimental em HDTV
Sinal digital em alta definição da afiliada Globo pode ser recebido por quem já possui equipamento adequado a partir das 19h deste sábado.
Publicado em 21/02/2009 às 8:47
Carol Marques
Quem dispõe dos equipamentos necessários para recepção do sinal da TV digital vai poder conferir nos mínimos detalhes toda a beleza do carnaval com seu turbilhão de cores e ritmos a partir desta noite. A TV Cabo Branco inicia hoje, às 19h, suas transmissões em fase experimental pelo canal 19 UHF, exibindo a programação da Rede Globo, que inclui os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro com imagem e som em alta definição. Os testes serão realizados todos os dias - sempre no mesmo horário - e terão duração de 12 horas (portanto, até as 7h do dia seguinte).
Clique aqui e aprenda a sintonizar o canal digital da TV Cabo Branco
Segundo a assessoria de comunicação da emissora, o lançamento oficial das transmissões digitais será realizado logo que os organizadores da cerimônia conseguirem definir uma data conveniente na agenda do ministro das Comunicações, Hélio Costa, que, na ocasião, assinará o termo de consignação do sinal.
Desde junho de 2008, a TV Cabo Branco tem se dedicado para trazer a João Pessoa toda a tecnologia necessária para a transmissão digital. Várias etapas foram cumpridas e estima-se que a empresa já tenha gasto cerca de 5 milhões de reais com ações e equipamentos. O processo de pré-implantação incluiu a aquisição da antena na Alemanha, do transmissor no Japão e do sistema operacional nos Estados Unidos. Cada compra exigiu a presença de técnicos e engenheiros da emissora no país de origem do equipamento para testes e aprovação.
“Nossa equipe tem trabalhado dia e noite para garantir um sinal de qualidade em toda a região metropolitana. O início da fase experimental significa que estamos cada vez mais próximos do tão esperado lançamento, que será, sem dúvida, um marco para a televisão no Estado”, afirmou Edinaldo Barbosa, gerente de Engenharia da TV Cabo Branco.
Nas últimas semanas, a afiliada Globo realizou palestras para gerentes e vendedores de lojas de eletrônicos, assim como para antenistas, visando deixar o mercado informado quanto às mudanças que surgem com a nova tecnologia. Adiantada em relação ao prazo estabelecido pelo Ministério das Comunicações para implantação do seu sinal digital (segundo semestre de 2010), a emissora será pioneira na Paraíba e, ao que tudo indica, a 3ª do Nordeste a possuir sinal de HDTV (High Definition Television – televisão em alta definição, em inglês).
“A TV Cabo Branco sempre foi associada a qualidade e pioneirismo. A implantação da TV digital mostra mais uma vez nossa preocupação em trazer para o público, não apenas uma programação diferenciada, mas uma transmissão sem defeitos. Estamos a um passo do lançamento e o objetivo agora é garantir a satisfação da população”, declarou Guilherme Lima, superintendente da emissora.
Entre as vantagens da TV digital, destacam-se a a alta definição de imagem (seis vezes melhor do que a atual) e som (compatível com o de aparelhos home theaters), que vai oferecer uma resolução de cinema em casa, sem ruídos nem interferências; a portabilidade, que permitirá a recepção do sinal em aparelhos portáteis, como telefones celulares, notebooks e televisores de mão - desde que estes sejam equipados com receptor de TV; a mobilidade, que tornará possível assistir à programação com alta qualidade através de equipamentos em movimento, seja no carro, no ônibus, no trem ou no metrô; e a interatividade, que possibilitará ao telespectador acesso a informações diversas sobre o programa exibido, jogos, enquetes e, em breve, comércio através do controle remoto. Algo como televisão com recursos de internet.
Cerca de 14 meses depois de inaugurada na capital paulista, a TV Digital alcança, de acordo com o Ministério das Comunicações, aproximadamente 46% da população em onze das principais cidades brasileiras: São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Cuiabá, Salvador, Florianópolis e Vitória.
Os telespectadores aptos a assistir à programação da TV Cabo Branco em HDTV, podem enviar seus comentários sobre o sinal por e-mail para [email protected]. Nos próximos dias, a transmissão experimental em João Pessoa também ocorrerá durante o período diurno, em horário ainda não determinado, mas que será comunicado oportunamente pela emissora. Para obter mais informações sobre o novo sistema, acesse o site www.cabobranco.tv.br/digital.
Comentários