TECNOLOGIA
TV digital é um dos temas de encontro sobre software livre
Palestrante apresentará os projetos de desenvolvimento colaborativo de software para televisão digital FlexTV e OpenGinga, os problemas encontrados, soluções adotadas e lições aprendidas.
Publicado em 18/06/2009 às 21:35
Secom-JP
Prossegue nesta sexta-feira (19), na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, o III Encontro de Software Livre (Ensol). Hoje o destaque será a palestra sobre o “Desenvolvimento Colaborativo de Software para Televisão Digital: Open Ginga um estudo de caso”, com o professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Guido Lemos, no auditório principal da Estação, a partir das 11h, logo após o credenciamento dos inscritos.
O palestrante apresentará os projetos de desenvolvimento colaborativo de software para televisão digital FlexTV e OpenGinga, os problemas encontrados, soluções adotadas e lições aprendidas. A experiência com os projetos executados serviu de base para a proposta do GingaCDN, cujo objetivo é de estruturar uma fábrica de software baseada em tecnologias Web.
Na sala 1 da Estação Ciência, o palestrante Mauricio Linhares vai falar sobre o “Melhoramento nas Performances de Aplicações da Web”. De acordo com Maurício Linhares, existem diversas formas de melhorar a performance de uma aplicação web, mas a maior parte delas se baseia na alteração do código que está atualmente sendo executado, o que nem sempre é uma opção para todos os casos. “Felizmente, com um pouco de criatividade, conhecimento sobre o protocolo HTTP e algumas pequenas alterações é possível melhorar consideravelmente a performance de uma aplicação”, comentou Linhares.
Na palestra, Linhares apresentará técnicas simples que fazem uso das possibilidades definidas no protocolo HTTP para aumentar a performance da aplicação alterando pouco ou nada do que o usuário já fez. Serão mostradas um conjunto de dicas fáceis de serem implantadas e que podem desafogar os servidores.
Na sala 2 da Estação Ciência, a partir das 14h, o palestrante Leandro Almeida falará sobre “Single Packet Authorization - Aumentando a segurança no SSH”. Muitos administradores necessitam acessar suas redes remotamente e, na maioria das vezes, este acesso é feito via protocolo SSH. O simples fato do SSH utilizar a criptografia não impede que diversos tipos de ataques possam ser lançados, como por exemplo, Main the middle, Dos, Brute Force e Engenharia Social.
A palestra tem como principal objetivo apresentar o Single Packet Authorization, uma técnica relativamente nova, que é utilizada através do software livre fwknop - FireWall KNock OPerator. A instalação da aplicação também fará parte da palestra, além de um cenário prático com máquinas virtuais.
Enquanto isso, na sala dois, também às 14h, Igor Sobreira, vai ministrar palestra sobre o tema: “Python - Programando em alto nível”. Para quem desconhece, Python é uma linguagem de programação de propósito geral, de alto nível, elegante e divertida de programar. A tipagem dinâmica, o alto nível de reflexão e metaprogramação, a natureza multiplataforma, dentre outras qualidades, tornam Python uma ferramenta bastante poderosa e flexível. Essa palestra vai apresentar esse cativante “mundo Python”, com alguns exemplos simples e funcionais.
Às 17h, Flávio Ribeiro vai ministrar palestra sobre Python nos Celulares. O Python vem em um constante crescimento em vários nichos da tecnologia, e nos celulares não é diferente. Um port do interpretador Python para smartphones está vindo como principal solução para o desenvolvimento ágil de aplicações móveis.
Rodrigo Vieira, um dos organizadores do evento e membro da G/LUG, disse que este será um dos maiores eventos de software que a cidade de João Pessoa vai presenciar. Até o momento, são 939 inscritos de todos os Estados do país. A expectativa dos organizadores é de que este ano cresça ainda mais o interesse das pessoas por softwares livres, a exemplo do Linux.
O evento, que vai até domingo (21), este ano tem como tema: “Liberdade no Extremo” e se consolida no calendário de eventos de Tecnologia da Informação (TI) mais importantes do mercado.
Comentários