TECNOLOGIA
TV digital garante imagem de qualidade, sem ruídos e chuviscos
Gerente de Operações da Rede Globo no Rio de Janeiro destaca o pionerismo da TV Cabo Branco ao incluir o Estado na Era Digital.
Publicado em 01/07/2009 às 8:52
Jean Gregório, do Jornal da Paraíba
“O compromisso antecipado da transmissão digital da TV Cabo Branco na Paraíba garantiu de forma gratuita e uniforme a qualidade de imagem e áudio digitalizado para a Grande João Pessoa. Ou seja, além de uma imagem superior em até seis vezes ao sinal analógico, com a transmissão digital não haverá mais riscos para os telespectadores, por exemplo, chuviscos e ruídos”.
A opinião é do gerente de Operações da Rede Globo no Rio de Janeiro, Josemar Cruz, que participou como consultor do projeto da Cabo Branco no período de implantação do sistema digital.
“As pessoas já possuíam algum aparelho digital como celular, micro system e video games, mas faltava a televisão, o veículo mais popular e que chega a mais de 95% dos lares no país”, comenta.
Além de destacar o pionerismo da TV Cabo Branco ao incluir o Estado na Era Digital, Josemar Cruz citou a assinatura com a Rede Globo em mudar para o sistema digital. “Quando o Brasil adotou o padrão digital, a Rede Globo considerou de extrema importância que a transmissão fosse digitalizada no menor espaço de tempo possível e lançou o compromisso para as afiliadas.
A Cabo Branco foi uma das primeiras a assinar esse termo de compromisso com a emissora, porque acredita que a TV digital agrega qualidade à audiência. A instalação da antena Kathrein no último domingo sela de forma bem-sucedida a finalização do processo operacional do projeto”, frisou.
Para o gerente de Operações da Rede Globo no Rio de Janeiro, que participou também da fase dos testes realizados pelos pesquisadores brasileiros com a TV digital, o sistema é confiável e o mais avançado do mundo. “O Brasil foi o único que testou os três modelos criados (americano, europeu e japonês). Conseguimos melhorar os sistemas que estão em curso no mundo, principalmente o japonês. Fizemos testes entre prédios altos de São Paulo, em áreas mais difíceis de recepção e em todas elas o sinal foi aprovado. O reconhecimento internacional do Sistema Brasileiro é prova disso”, destaca.
Josemar Cruz disse que essa mesma filosofia no desenvolvimento da TV digital brasileira foi usada na compra de equipamentos da TV Cabo Branco. “Depois de uma pesquisa e intensa negociação, compramos em três países os equipamentos. Trouxemos dos Estados Unidos o controle mestre digital e a central técnica. Do Japão compramos os transmissores enquanto da Alemanha vieram as antenas. Todos os equipamentos são de fabricantes de primeira linha e o que tem de mais moderno em tecnologia digital no mundo”, revela.
Ele acrescentou que a própria implantação da TV digital trouxe ganhos para o sistema analógico, que chegará ao fim em 2016. “Como a energia elétrica tem de ser mais limpa para transmitir a imagem e os computadores trabalharem de forma mais estável, houve ganho na transmissão do sinal convencional”, frisa.
Para se ter uma ideia do custo, o processo para implantação levou a Rede Paraíba de Comunicação a investir na reforma do ambiente físico e os equipamentos comprados chegaram a mais de R$ 5 milhões.
O gerente de Operações da Rede Globo no Rio de Janeiro acredita que o Natal de 2009 será de ‘explosão’ de vendas de televisão LCD no formato 16:9 (widescreen semelhante à da tela de cinema). “Já estamos experimentando vendas extraordinárias inclusive na capital paraibana. Com a proximidade da Copa do Mundo de 2010, as vendas tendem a ser mais intensas no final deste ano, pois a TV digital em HD full cria uma sensação de proximidade com os jogos.
Como a Rede Globo detém os direitos de transmissão da Copa e todos as partidas serão transmitidas em alta definição, será um atrativo a mais nesse próximo mundial. Eu não tenho dúvida de que será mais um passo importante para massificar a TV digital na Paraíba e no país, pois as telas no formato widescreen (lados mais largos) deixam os telespectadores mais contemplativos e permitem assistir aos jogos com som também mais envolvente”, confirma.
Comentários