ECONOMIA
Umbu: o que é, como plantar e para que serve
Os municípios de São Vicente do Seridó e Olivedos são os maiores produtores de umbu na Paraíba.
Publicado em 17/04/2023 às 18:14
O umbu é base alimentar e econômica de muitos municípios brasileiros, incluindo dezenas de cidades da Paraíba, que comercializam o fruto para outros estados do Nordeste.
Considerado um símbolo de resistência cultural pelos pequenos agricultores, o fruto possui diversas formas de ser explorado e gerar renda para as famílias do semiárido paraibano, podendo ser transformado, por exemplo, em polpa, geleia, iogurte e mousse.
O fruto também já foi reconhecido no clássico da literatura “Os Sertões”, escrito por Euclides da Cunha em 1902, e descrito como “a árvore sagrada do sertão”.
O escritor destaca a importância das raízes das árvores, capazes de armazenar água e matar a sede dos sertanejos.
O que é Umbu?
O umbu é um fruto com gosto agridoce, redondo ou em formato de ovo, e de cor amarela-esverdeada quando maduro. Possui vitamina A, C, B1, cálcio, ferro, fósforo, é também fonte de proteínas, carboidratos e niacina.
O fruto também possui ação antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, além de prevenir o envelhecimento precoce.
A árvore desse fruto, o umbuzeiro, é típica do semiárido brasileiro, ocorrendo principalmente na região Nordeste. Segundo estudos do Ministério do Meio Ambiente, a árvore possui pequeno porte e é formada por um grande número de galhos, curtos e entrelaçados.
Os frutos e raízes podem ser aproveitados para alimentação humana e animal e seus ramos e cascas também possuem valor medicinal.
Umbu ou imbu?
O nome do fruto em tupi-guarani é "y- -mb-u", que significa “árvore que dá de beber”, sendo conhecido também por umbu, imbu, ombu e ambu.
O significado do nome faz referência a capacidade de armazenar água e matar a sede de viajantes em tempo de seca. O termo científico é “Spondias tuberosa”.
Como plantar o umbu?
A aquisição de mudas facilita o começo da plantação. Exemplares podem ser adquiridos de outros produtores e em viveiros de produção de mudas.
O umbuzeiro é uma planta que gosta de clima quente e seco. Apesar de ser tolerante à seca, é preciso irrigações na fase de implantação da cultura em campo.
A plantação pode ser por sementes retiradas de frutos maduros, para a produção de porta-enxertos.
No entanto, para a planta frutificar, é preciso de mais tempo do que o necessário para obter mudas.
Usa-se o processo de garfagem no topo em fenda cheia a partir da coleta de garfos com três ou quatro gemas. É preciso amarrar o enxerto na extremidade do garfo com fita, de preferência transparente, que deve ser retirada após 60 dias, quando for realizado o transplante para o local definitivo.
O plantio deve ser realizado no início do período das chuvas e de preferência em solos com boa drenagem e sem encharcamento.
Umbu na Paraíba
A Paraíba possui 70 municípios produtores do fruto, que após as chuvas regulares de 2023, colheram uma safra estimada em 3 mil toneladas. O número é três vezes maior que o da safra de 2022, que rendeu apenas 790 toneladas.
Os municípios de São Vicente do Seridó e Olivedos são os maiores produtores do fruto. A cultura é encontrada em quase toda região do semiárido paraibano, que comercializa para indústria de vários estados do Nordeste.
Como fazer polpa de umbu?
Modo de fazer: Coloque o fruto em uma panela, preencha com água até cobrir os frutos e leve ao fogo por 30 minutos. Deixe esfriar e retire os caroços. Bata os frutos no liquidificador, depois peneire e armazene.
Como fazer mousse de umbu?
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 100 g de polpa de umbu
Modo de fazer: A polpa congelada deve ser misturada ao leite condensado e ao creme de leite. Os ingredientes precisam ser batidos no liquidificador de 3 a 5 minutos.
Coloque na geladeira para resfriar de 6 a 12 horas e sirva. Rende 5 porções.
Como fazer umbuzada?
- ½ litro de leite
- 125 g de açúcar
- 100 g de polpa de umbu
Modo de fazer: A polpa congelada deve ser misturada ao leite e ao açúcar. Bata os ingredientes no liquidificador de 3 a 5 minutos e sirva. Rende 7 porções
Comentários