VAMOS TRABALHAR
3 dicas para passar em concursos de polícia
Delegado Emanuel Henriques conta as estratégias que o levaram à aprovação.
Publicado em 22/05/2024 às 7:12
Os concursos de polícia geralmente são muito disputados, mas também têm uma oferta de vagas generosa. Por isso, o Jornal da Paraíba conversou com o delegado da Polícia Civil da Paraíba, Emanuel Henriques, para saber como ele se preparou para esse tipo de seleção. Ele deu três dicas de como se dedicar para certames na área policial. Confira todas no vídeo acima.
Antes de conhecer mais sobre a trajetória de Emanuel e as experiências que ele compartilha, veja também:
Dica 1 para passar em concursos da polícia
Montar um cronograma de estudos que organize bem o tempo disponível que o candidato tem para se dedicar.
Dica 2 para passar em concursos da polícia
Identificar qual metodologia funciona mais para o candidato, seja leitura, aulas ou resolução de questões.
Dica 3 para passar em concursos da polícia
Unir estudos para a prova objetiva com treinos para o Teste de Aptidão Física (TAF), que também é capaz de reprovar.
Emanuel foi reprovado nove vezes antes de passar para delegado
Emanuel passou mais de uma década estudando antes de conseguir a tão sonhada aprovação.
No início, essa jornada tomou forma sem estratégias. Mas, com a experiência, o paraibano descobriu as técnicas que mais se encaixavam para ele. Com o tempo, isso fez com o que os resultado dele melhorassem.
Na penúltima tentativa, Emanuel foi aprovado na prova objetiva, mas esbarrou em outro obstáculo: o Teste de Aptidão Física. Como se preparou pouco, sofreu uma lesão durante uma das provas e foi reprovado.
Passei muitos anos só estudando, só ali trancado. Só lendo livros, assistindo à aula, resolvendo questões. Então esses três meses não deram conta do que eu precisava pra passar no TAF. O arrependimento chegou, sem dúvida. Foi um erro muito grande abdicar de exercício físico pra estudar. Eu abri mão por achar que teria mais tempo de estudo. Achava que se tivesse em casa estudando, estaria na frente dos meus concorrentes. Isso me custou uma posse.
Depois dessa reprovação, o TAF ganhou mais atenção dele, que passou a treinar todos os dias, até o concurso no qual ele foi aprovado chegar.
Vagas abertas e previstas para polícias
A previsão é de que o edital do concurso da Polícia Penal da Paraíba seja divulgado neste ano. Pelo menos 500 vagas estão previstas para o certame. De acordo com dados do governo estadual, o salário inicial de um policial penal é de R$ 4.670,32. Ao final da carreira, a remuneração pode chegar a R$ 7.985,90.
Já o último concurso da Polícia Civil Paraíba ofereceu 1,4 mil vagas em diversos cargos. As posses começaram em 2023. E no da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba, foram 1,1 mil vagas. Nesse caso, o certame ainda está em andamento.
Quer saber mais sobre as vagas em concurso e seleções no estado? Acesse a editoria Vamos Trabalhar, do Jornal da Paraíba, e fique por dentro de tudo.
Comentários