icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Aumenta número de vagas para esteticista

Mercado de estética cresceu 20% no país e gerou 3,4 milhões de empregos nos últimos dez anos.

Publicado em 24/06/2012 às 6:00


Dizem que a vaidade é um pecado capital, mas quando o assunto é mercado de trabalho, a interpretação acaba sendo outra. Com o Brasil ocupando a segunda posição no ranking do consumo de cosméticos, os profissionais do setor de estética comemoram o crescimento de oportunidades no setor. Na última década, o mercado de estética no país cresceu 20%. Quem está na área garante que os serviços de beleza geram uma carreira promissora, com salários excelentes.

A estética não é responsável apenas pela beleza de mulheres e homens, como também por novos postos de trabalho e abertura de novas empresas. Nos últimos dez anos, o Brasil gerou 3,4 milhões de empregos no mercado de estética. Os salários são variáveis e dependem de alguns fatores, mas um deles é essencial: qualificação. Ganha mais quem sabe mais. Na Paraíba, segundo o Ministério da Educação, há duas instituições de ensino credenciadas para o curso de estética e cosmética.

Na Faculdade Santa Emília de Rodat, em João Pessoa, o curso de estética e cosmética começou a ser oferecido em 2009.

Desde então, a cada semestre, cresce a procura pelo bacharelado. A coordenadora Marinei Grotta conta que, no início, a maioria dos alunos já atuava no ramo e buscava qualificação exigida pelo mercado. “Com o passar dos anos, observamos que quem mais procura o curso são jovens interessados em ingressar no mercado de estética”, afirma.

A empregabilidade é muito boa para os profissionais do setor, conforme Marinei. “Quase todos os nossos alunos já estão trabalhando em clínicas de estética. Alguns receberam convites de empresas no início do curso”, declara. As áreas de atuação são muitas, porém, as mais procuradas são as de maquiagem e visagismo, massoterapia e tratamento para celulite e estrias.

O visagismo é uma tendência na área de beleza. Virou praticamente uma regra nos salões de beleza. A técnica consiste em atendimento personalizado, que leva em conta o formato de rosto, as feições, cor da pele e características peculiares de cada pessoa. É esse conhecimento que faz a diferença na vida profissional. Geralmente, as instituições oferecem o curso de visagismo aliado ao de maquiagem.

Há dois anos, Kamilla Fernandes, que já trabalhava como cabeleireira e maquiadora, decidiu investir na área de beleza. “Eu já atuava, mas sentia falta de uma qualificação profissional, foi quando tracei a meta de estudar”, afirma. Quando entrou no curso, atuava como freelancer. Pouco tempo depois, decidiu ir mais além e abriu o próprio salão de beleza, em Manaíra.

Para Kamilla, a escolha não poderia ter sido melhor. “A área de estética e cosmetologia é muito ampla, nos dá retorno em pouco tempo”, comenta a estudante, que conclui a graduação no próximo ano. O profissionalismo encontrado nos serviços do salão de Kamilla tem como reflexo a fidelidade dos clientes. Agora, ela pensa em se especializar na área capilar, que é a que mais se identifica. “Em nenhum momento me arrependo de ter escolhido essa profissão, alem de ser muito rentável, é o que eu gosto de fazer”, declara.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp