VAMOS TRABALHAR
Carreira militar oferece ascenção profissional e bons salários
Há várias formas de ingressar no Exército. Veja como.
Publicado em 04/07/2011 às 16:03
Valéria Sinésio
Do Jornal da Paraíba
Seguir a carreira militar, há algum tempo, deixou de representar apenas patriotismo, para se tornar uma boa oportunidade de ascensão profissional e garantia de bons salários. Atualmente há várias formas de ingressar na carreira do Exército.
De acordo com a idade e o nível de escolaridade, é possível entrar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx); Academia Militar das Agulhas Negras (Aman); Instituto Militar de Engenharia (IME); Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx); Escola de Saúde do Exército (EsSEx); e outras. A seleção acontece anualmente, por isso é bom ficar atento para não perder os prazos.
A carreira militar pode ser uma boa oportunidade tanto para quem quer começar como para quem já tem uma profissão.
A concretização do sonho pode começar aos 15 anos. Com essa idade, já é possível se inscrever no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Apenas jovens do sexo masculino podem concorrer às vagas. As inscrições para ingresso este ano já foram encerradas. No site www.espcex.ensino.eb.br é possível saber detalhes do processo seletivo e da escola.
Para este ano, foram oferecidas 520 vagas para candidatos que nasceram entre 1° de janeiro de 1990 e 31 de dezembro de 1995. A exigência é estar cursando ou ter cursado, no mínimo, a 3ª série do ensino médio. Os candidatos serão submetidos a provas com questões objetivas de Matemática, Português, Física, Química, Geografia, História e Inglês. Os candidatos também precisam ter, no mínimo, 1,60 metro de altura.
Para quem ‘passou batido’ no ingresso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército, ainda há outras formas de seguir a carreira militar. Uma delas é a de militar de carreira (oficial ou sargento), que tem como requisito a aprovação em concurso público. O candidato pode concorrer às vagas em várias escolas do Exército espalhadas pelo país.
Para entrar na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), a qual é responsável pela formação do oficial de carreira das Armas (Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações), Serviço de Intendência e do quadro de material bélico, o candidato precisa, primeiro, ser aprovado no concurso público da Escola de Cadetes onde vai cursar o 3° ano do ensino médio e, ao concluir, seguirá sem concurso para a Academia.
Durante o período do curso, o candidato ficará na condição de aluno, que representa graduação entre as de 2º e 3º sargentos. Os interessados não podem ter mais de 21 anos. O calendário anual do processo seletivo pode ser conferido no site da Escola de Cadetes ou da Academia. Os salários são regidos por uma lei específica e não foram informados pelo Exército Brasileiro.
Outra possibilidade é o Instituto Militar de Engenharia (IME), escola responsável pela formação do oficial engenheiro militar de carreira. Podem ingressar tanto quem possui o ensino médio como os formados no curso de engenharia. O IME realiza cinco concursos, sendo um para admissão no curso de graduação; curso de admissão ao curso de formação e graduação; curso de formação; para preenchimento de cargos das carreiras de professor; e para preenchimento de cargos do plano carreiras para a área de ciência e tecnologia.
O concurso de admissão e os processos de seleção para o curso de graduação são destinados exclusivamente aos oficiais oriundos da Aman. O curso de formação e graduação é destinado aos jovens concluintes do ensino médio. Já o curso de formação é destinado a engenheiros já formados que desejam ingressar no quadro de engenheiros militares. A Aman também é o caminho para quem deseja fazer parte da aviação do Exército Brasileiro.
Ingressar na carreira militar é o desejo do estudante de Direito Gustavo Lins, 19 anos. “Pretendo fazer o concurso para seguir a carreira que sempre sonhei. Estou fazendo a graduação para satisfazer meus pais e porque terei mais chance de entrar, claro, mas o que quero mesmo é vestir a farda do Exército”, revelou. Gustavo, inclusive, já estipulou a meta. “Meu objetivo é conseguir aprovação até os 25 anos, vou me esforçar para conquistar esse sonho”, afirmou.
Comentários