VAMOS TRABALHAR
Censo 2010 recebe mais de um milhão de inscritos para recenseador
Inscritos farão as provas no dia 30 de maio. Concurso selecionará quase 192 mil recenseadores.
Publicado em 05/05/2010 às 11:31
Do G1
Mais de um milhão de candidatos se inscreveram para o concurso público que selecionará quase 192 mil recenseadores que coletarão as informações para o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As inscrições para o concurso já estão encerradas e os inscritos farão as provas no dia 30 de maio.
O IBGE ainda não tem o número final de inscritos fechado, pois faltam chegar confirmações de inscrição de alguns candidatos que realizaram o cadastro pessoalmente nas agências dos Correios. Os últimos dados coletados pelo IBGE registram 1.052.402 inscritos no concurso – número que o instituto acredita que não deverá mudar muito.
Como o Censo 2010 começa a ser executado no dia 1º de agosto, a contratação dos recenseadores será a partir de 26 de julho. Ao todo, são 191.972 vagas para todo o país.
Rotina
O recenseador receberá uma lista de endereços e visitará os 58 milhões de domicílios para fazer a coleta de dados com computadores portáteis. De acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, em 2007, para 80 mil vagas de recenseador, foram 750 mil inscritos – foram visitados 34 milhões de domicílios em cidades com até 170 mil habitantes. O horário de trabalho será feito pelo recenseador.
Apesar de se tratar de um trabalho temporário - o contrato de trabalho terá duração de um mês, podendo ser prorrogado pelo mesmo período conforme a necessidade, e tem duração máxima de até 5 meses -, o instituto informa que é uma boa oportunidade para ganhar experiência e contar pontos para o currículo. Os contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente.
O candidato precisa ter nível fundamental completo. A remuneração será calculada de acordo com a quantidade de questionários preenchidos - o valor varia de R$ 800 a R$ 1.600 para 300 domicílios visitados.
O IBGE orientou que os recenseadores se inscrevessem para trabalhar nos locais onde moram – a coleta deverá ser feita o mais perto possível de suas residências para não haver despesas de transporte nem hospedagem.
O estado com a maior concorrência até o momento é o Piauí, com 8,99 candidatos por vaga – são 29.260 inscritos para 3.253 chances.
O estado com o maior número de inscritos é São Paulo, com 158.868 candidatos. O estado é também o que oferece o maior número de vagas, são 43.634 e, por conta disso, tem o menor número de candidatos por vaga (apesar da maior quantidade de inscritos), são: 3,63 inscrições por oportunidade no estado.
Provas
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas (língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e conhecimentos técnicos). A duração das provas será de quatro horas. No dia 30 de maio, os exames estão previstos para acontecerem das 13h às 17h. Os locais de prova serão divulgados a partir do dia 18 de maio.
Comentários