VAMOS TRABALHAR
Cespe/UnB fará concurso para diplomata no Instituto Rio Branco
Candidatos devem ter diploma de nível superior em qualquer área. O salário oferecido no edital do ano passado foi de R$ 12.413,03.
Publicado em 17/11/2010 às 14:08
Do G1
O Cespe/UnB foi escolhido, por meio de dispensa de licitação, para organizar o concurso para o curso de admissão à carreira de diplomata no Instituto Rio Branco, ligado ao Ministério das Relações Exteriores. Não foi definido o número de vagas.
O extrato da dispensa foi publicado no "Diário Oficial da União" do dia 8 de novembro, na página 155 da Seção 3.
Os candidatos devem ter diploma de nível superior em qualquer área. O salário oferecido no edital do ano passado foi de R$ 12.413,03 para 108 vagas. O concurso também foi organizado pelo Cespe/UnB. Se inscreveram 8.869 candidatos.
O diplomata representa, negocia, informa e protege os interesses brasileiros internacionalmente. Os selecionados trabalharão no Itamaraty, no Distrito Federal, na sede do Ministério das Relações Exteriores.
A seleção é composta por quatro fases: prova objetiva, duas provas discursivas e provas escritas de idiomas.
Cada uma das fases foi realizada simultaneamente nas cidades de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
A primeira fase, a prova objetiva de caráter eliminatório, contou com 80 questões de português, história do Brasil, história mundial, geografia, política internacional, inglês, noções de economia, noções de direito e direito internacional público.
A segunda fase foi a prova discursiva, eliminatória e classificatória, de português.
A terceira fase foi composta por seis provas escritas, das seguintes matérias: história do Brasil, geografia, inglês, política internacional, noções de economia e noções de direito e direito internacional público.
A quarta fase foi composta de provas escritas de espanhol e francês, de caráter classificatório.
Comentários