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VAMOS TRABALHAR

Coach treina líderes com foco em lucros e rendimento de equipe

Já imaginou ter ao seu lado uma pessoa capaz de aumentar o lucro da sua empresa? Pois é, esse profissional existe e é chamado de coach (treinador).

Publicado em 19/06/2011 às 8:00

Inaê Teles

Já imaginou ter ao seu lado uma pessoa capaz de lhe guiar em planejamentos que aumentam o lucro da sua empresa? Pois é, esse profissional existe e é chamado de coach (treinador). Nessa área específica quem atua é o business coach, ou coach empresarial. A especialista Manuela Coelho explicou as atividades desenvolvidas por esse profissional.

A função do coach é trabalhar com o desenvolvimento do ser humano. “O coach empresarial desenvolve junto com o cliente. É um processo de condução. O coach incentiva para que o cliente reflita onde ele deseja chegar e assim o caminho é construído”, explicou.

O profissional trabalha com o empresário e identifica os problemas e acertos. Em seguida, repassa suas descobertas aos seu funcionários. O coach não aponta os erros e acertos, mas faz com que o empresário os identifique. É aquela velha história de que quem está fora da situação consegue ter uma visão mais ampla. O coach coloca o empresário para fora, para que ele observe sua empresa, e em seguida o coloca para dentro, para que corrija os erros, se for o caso.

Entre os diversos tipos de programa, podem ser desenvolvidos o individual e outro em grupo. O coaching individual dura doze meses e o cliente tem uma hora semanal com o coach. Na Paraíba, o investimento fica em torno de R$ 2.500. Já o coaching em grupo consiste em oito sessões, no período de quatro meses, com três horas de atendimento. O número de participantes varia entre dez e 25 clientes. O investimento é de R$ 2.300.

Com uma hora semanal, o coaching individual tem a vantagem de ser focado em uma empresa específica. Já as vantagens do grupo são os insights que surgem durante os encontros. “São vários empresários com muitas ideias. Durante o processo eles dão dicas que podem servir para a empresa do colega”, disse a coach.

Em uma semana o cliente já consegue ver os resultados do coaching. O programa conta com mais de 400 estratégias para alavancar os negócios de uma empresa. Nele, o empresário aprende, por exemplo, como recrutar trabalhadores.

“Ensina como contratar a pessoas certa para o cargo correto. O coach também testa e mede tudo para identificar se as ações desenvolvidas pela empresa estão surtindo resultados”, explicou Manuela.

Dica

Manuel Coelho deu uma dica de filme que mostra técnicas de coaching aplicadas em um time de futebol americano. Em Desafiando Gigantes (2006) é possível ver diversas técnicas de motivação.

Imagem

Jornal da Paraíba

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