VAMOS TRABALHAR
Começa a preparação para o concurso da Caixa
Publicado em 02/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 20/06/2023 às 11:59
Uma das seleções públicas mais esperadas do ano, o concurso da Caixa Econômica Federal (CEF), previsto para acontecer em março, deverá atrair milhares de candidatos em todo o país, e na Paraíba não será diferente, já que foram 374 vagas disponibilizadas para técnico bancário em 23 municípios do Estado, conforme o edital.
O bom número de vagas disponíveis na Paraíba é a chance que muitos candidatos esperavam para ingressar no serviço público seguindo a carreira de bancário. A função de técnico bancário é a “porta de entrada” para quem deseja continuar no ramo e conseguir cargos mais elevados dentro da empresa. Para isso, a CEF oferece duas formas de ascensão profissional, o Plano de Cargos e Salários e o Plano de Funções Gratificadas.
De acordo com a assessoria de imprensa do banco na Paraíba, o empregado que ingressa na empresa por meio de concurso público pode conquistar novos espaços no cargo de duas maneiras: “por antiguidade, a cada 2 anos de efetivo exercício na CEF, e por promoção por mérito, realizada anualmente com a participação de todos os empregados”, diz a nota da assessoria.
Além disso, há também o acesso por meio do Processo Seletivo Interno (PSI), que permite ao empregado avançar em outros cargos em determinados setores do banco. Segundo a assessoria de imprensa da CEF, essas seleções internas, realizadas nas modalidades específicas e banco de oportunidades, “democratizam as chances oferecidas, reconhecem e valorizam os empregados e favorecem a gestão do conhecimento, além de permitirem a equidade de gênero e o alcance dos desafios estratégicos da Caixa”.
Aliado ao plano de cargos e carreira, os bancários são beneficiados ainda com participação nos lucros e resultados (PLR), conforme a legislação e o acordo coletivo vigente. Outra vantagem da carreira de bancário na CEF são os cursos de capacitação continuada e projetos organizacionais como iniciativas de promoção à igualdade de condições e oportunidades para os funcionários.
Conforme a assessoria, “as políticas e ações voltadas ao empregado do banco visam à promoção de um ambiente equânime no trabalho, clima organizacional favorável e à incorporação da prática da responsabilidade social empresarial em toda a organização, combate ao preconceito e à discriminação, capacitação continuada, reconhecimento e valorização de seus empregados”.
Outra vantagem dos bancários da empresa é a assistência à saúde. O funcionário da CEF terá direito à participação em Plano de Saúde de Autogestão, o Saúde Caixa, em Plano de Previdência Complementar e auxílio cesta/alimentação, conforme o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).
Comentários