icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Comércio começa a selecionar funcionários temporários para Natal

Comércio tradicional e shoppings da capital começam a seleção para contratação de vagas temporárias para o final do ano.

Publicado em 29/09/2011 às 6:30

Natália Xavier

A menos de três meses do Natal, período de maior faturamento para o comércio varejista, empresários já começaram a seleção para a contratação das vagas temporárias de fim de ano, que as empresas realizam para atender à demanda de clientes no último trimestre do ano. Além do comércio tradicional, os shoppings concentram uma boa parte das contratações das vagas.

Estudo realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem) estima que mais de 1,8 mil vagas temporárias sejam geradas na Paraíba e 70% delas (1.260) deverão ser geradas pelo comércio. Deste total, a expectativa é que 29% sejam efetivados após o período de contratação temporária.

Nos casos das lojas que vendem produtos como brinquedos e vestuário infantil, onde as vendas começam a ser aquecidas já na primeira semana de outubro, com a comemoração do Dia das Crianças, as seleções já começaram. “Aqui já recebemos vários currículos e estamos realizando a seleção para contratarmos nos próximos dias”, revela a gerente do Atacadão dos Presentes, no Centro de João Pessoa, Eliete Cunha, acrescentando que deverão ser contratados entre 15 e 20 funcionários temporários por loja.

Nesta semana, somente no Sistema Nacional de Empregos da Paraíba (Sine-PB) há 180 vagas disponíveis. Para concorrer às vagas, a articuladora empresarial do Setor de Captação de Vagas do Sine-PB, Rita Rocha, destaca que na maioria dos casos é exigido ensino médio completo. Os salários oferecidos são, em média, de R$ 655,00. “Muitas empresas que oferecem estas vagas não exigem experiência comprovada, o que é um ponto positivo para quem está procurando o primeiro emprego. Se o candidato tiver cursos de capacitação, a chance é maior, mas a maioria das empresas exigem somente o ensino médio completo”, destacou.

Além das vagas que são direcionadas para agências de empregos, existem ainda estabelecimentos que recebem currículos na própria loja. É o caso da T.Gise, no Centro de João Pessoa. “Estamos recebendo currículos aqui e no próximo mês realizaremos a seleção e a contratação. Geralmente contratamos sete pessoas para atuar nas vendas e atendimento a clientes”, detalha a gerente da unidade, Andreza Crispim, acrescentando que das pessoas contratadas temporariamente, geralmente duas são efetivadas.

Para Marcela Chaves, que ontem estava entregando currículos em lojas, a contratação temporária representa uma oportunidade de conseguir um emprego efetivo. “É importante também porque ajuda no orçamento e ganho experiência”, comenta.

Para conseguir ser efetivado no emprego, o diretor da Agência Impacto (que oferece encaminhamento e capacitação), João Guedes, ressalta que é preciso conhecer bem a função que irá desenvolver. “Eles não podem pensar somente na vaga temporária. A pessoa precisa estar preparada para o mercado de trabalho e a função que quer exercer”,
A articuladora empresarial do Setor de Captação de Vagas do Sine-PB, Rita Rocha, destaca ainda que as atitudes do funcionário durante o período da contratação temporária podem ser determinantes. “A pessoa precisa desempenhar bem o trabalho, ser pontual, atender bem os clientes”, ressaltou.

A gerente de recrutamento e seleção da Trabalhando.com, Ana Luísa Ferraz, explica que o melhor do contrato temporário é “a oportunidade que a pessoa tem em até três meses de mostrar seu potencial”, aponta a especialista.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp