VAMOS TRABALHAR
Conteúdo específico é diferencial para concurso da CEF
A seleção é uma das mais concorridas do país dos últimos anos, com o total de 1,9 milhão de inscritos.
Publicado em 09/03/2014 às 8:00 | Atualizado em 12/07/2023 às 12:17
Os candidatos que irão fazer o concurso público da Caixa Econômica Federal devem se preparar para uma prova complexa. É isso que dizem os professores de cursinhos voltados para concursos. A seleção é uma das mais concorridas do país dos últimos anos, com o total de 1,9 milhão de inscritos.
A Caixa oferece 374 vagas para a Paraíba. A remuneração inicial é de R$ 2.025 e a carga horária de seis horas diárias, totalizando 30 horas por semana. As provas serão aplicadas no dia 30 deste mês.
Conforme o edital, os candidatos terão que responder questões sobre o estatuto e história da Caixa, incluindo o programa habitacional 'Minha Casa Minha Vida', lançado no ano de 2009.
Mas o que os concurseiros precisam saber sobre o programa? Primeiro que o 'Minha Casa Minha Vida' é realizado em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos, e que na primeira fase foram contratadas mais de 1 milhão de moradias.
O objetivo do programa, segundo o governo federal, é reduzir o déficit habitacional existente no Brasil. A segunda fase do 'Minha Casa Minha Vida' começou em 2011 e tem como meta construir 2 milhões de imóveis, sendo que desse total 60% são destinadas a famílias de baixa renda. Segundo a cartilha sobre os direitos e deveres do programa, o imóvel é dado como garantia de pagamento ao financiamento, o que significa que a pessoa pode morar na casa durante o tempo em que durar o contrato, mas não pode vender, alugar, deixar de pagar as prestações ou descumprir as regras até que o contrato da casa termine ou que toda a dívida seja paga.
Outro produto bancário da Caixa que será cobrado na prova será a legislação sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação que tem o objetivo de financiar cursos de graduação para estudantes que não têm condições financeiras de arcar com os custos. O programa foi criado no ano de 1999 em substituição ao Programa de Crédito Educativo (PCE). A portaria mais recente sobre o Fies foi publicada em janeiro deste ano e altera dispositivos.
Sobre o microcrédito produtivo orientado, o candidato precisa saber que o programa foi instituído através de lei publicada em abril de 1990, e tem o objetivo de incentivar a geração de trabalho e renda entre microempreendedores populares.
Conforme a lei, pessoas físicas e jurídicas empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte podem ser beneficiárias do programa. A finalidade específica é disponibilizar recursos para o microcrédito produtivo orientado.
Comentários