VAMOS TRABALHAR
Curso de Direito abre várias possibilidades de atuação
Dentre os cursos da área de Ciências Humanas, Direito é sempre o mais concorrido pelos candidatos.
Publicado em 20/05/2012 às 6:30
Ser juiz, promotor, advogado, delegado de polícia são algumas das muitas opções para quem se forma em Direito. Conforme o Ministério da Educação, o curso é oferecido em 17 instituições (públicas e privadas) de ensino da Paraíba. Dentre os cursos da área de Ciências Humanas, Direito é sempre o mais concorrido pelos candidatos.
Diferente do que algumas pessoas pensam, a luta não termina com a conclusão do bacharelado em Direito. Depois de conquistar o diploma de nível superior, a maioria dos alunos tem à frente outro grande desafio: o Exame da Ordem. A baixa qualidade dos cursos reflete no baixo índice de aprovação. O vice-presidente da OAB-PB, Bruno Veloso, disse que a Paraíba possui cerca de 12 mil advogados inscritos, o que não quer dizer que são 12 mil atuando. “Muitos desses inscritos não possuem a advocacia como atividade principal, é o caso de médicos, empresários e jornalistas”, explicou.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi a segunda instituição que mais aprovou proporcionalmente no último exame, ficando atrás apenas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ao todo, 58 estudantes da UFPB prestaram o exame e 49 foram aprovados, o que representa o percentual de 84,48% de aprovação. Das 20 universidades que mais aprovaram, 19 são públicas.
Mas a advocacia não é o único atrativo para quem faz o curso de Direito. Muitos têm o objetivo de fazer concurso público, tanto para o Ministério Público quanto para as carreiras policiais, etc. A remuneração desses profissionais é muito variável. Para um advogado, profissional liberal, quanto maior o número de clientes, maior a remuneração. Na advocacia pública, o salário será pago pelos cofres públicos, e assim por diante. Concursos que oferecem cargos para bacharéis em Direito geralmente oferecem os salários mais atrativos.
Comentários