icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Cursos de memorização com promessa de estudos rápidos dividem opiniões

Promessa de mente poderosa que assimila até cinco vezes mais rápido o conteúdo parece um sonho para qualquer estudante.

Publicado em 20/09/2010 às 14:39

Jacqueline Santos
Do Jornal da Paraíba

A promessa de ter uma mente poderosa e poder assimilar até cinco vezes mais rápido o conteúdo parece um sonho para qualquer estudante. Com a finalidade de melhorar o resultado dos estudos, é cada vez mais comum as pessoas buscarem ajuda nos cursos rápidos de memorização. Especialistas na área se dividem quanto à eficácia dos métodos.

Profissionais de medicina e psicologia garantem que não se trata de nenhum milagre e acreditam que os exercícios devem ser praticados no dia a dia para, só assim, terem efeito. Do contrário, tudo será em vão.

Alguns programas chegam a oferecer dicas sensacionais para memorizar melhor e acelerar a aprendizagem. Entre os recursos usados durante o processo de turbinar o cérebro, os mais usados são repetição, associação, empilhamento, alfabeto fonético e as palavras-chave.

A chamada neurótica tem sido uma febre quando o assunto é acelerar e dar mais qualidade à memorização e profissionais médicos confirmam que, se feita de forma apropriada e disciplina, a ginástica do cérebro realmente oferece grandes vantagens.

A professora do curso de graduação em Psicologia e psicóloga social Luciane Lira da Cruz, que trabalha com o tema memória em diversas disciplinas, disse que as técnicas funcionam desde que sejam trabalhadas rotineiramente. No entanto, ela acredita que os cursos não possuem tanta eficácia quanto se propaga.

“Existe mais propaganda em torno das técnicas de memorização. Apesar de fornecerem dicas interessantes, é preciso continuar exercitando de forma corriqueira”, opina.

A psicóloga Renata de Lourdes disse que os métodos não equivalem a técnicas psicológicas e foram criadas para atender a um público ávido pelo retorno rápido da mente, como estudantes e concurseiros. “Os cursos de memorização não possuem ligação com a psicologia. Nós aplicamos testes dentro dos parâmetros da psicologia, que são autorizados pelo Conselho Federal e não tem nada a ver com as técnicas de concentração”, esclarece.

Os cursos são bem rápidos, duram no máximo três dias. A ideia é repassar habilidades e mostrar que qualquer pessoa pode turbinar o cérebro para enfrentar desafios no cotidiano do trabalho e da vida pessoal. Os treinamentos são mercadorias fáceis de serem vendidas, ainda mais por conta da pressão resultado da competitividade do mercado, que pressiona o profissional a se destacar entre os demais. No último mês de agosto, uma empresa de memorização promoveu um curso breve de memorização.

O palestrante Renato Alves, que corre todo o país disseminando as estratégias para melhoramento da memória, disse que as técnicas atuam de modo a acelerar o processo de memorização e posterior recordação. “As ferramentas empregadas para isso nós já possuímos, que são processos mnemônicos naturais, mas que são potencializados com as orientações corretas de como utilizá-las. Em suma, um curso de memorização consiste em aprender a utilizar mecanismos que já possuímos”, explica Alves, primeiro brasileiro a receber uma certificação de recorde de memória.

Cursos na Internet

Em buscas na internet, é possível encontrar diversas ofertas de cursos de memorização. Em um deles, encontrado pela nossa reportagem, a propaganda revela que uma das técnicas utilizadas com exclusividade, chamada Viagem Mental Genealógica, promete maiores rendimentos frente a textos de assuntos jurídicos. Por esse motivo, ela tem sido muito procurada por candidatos a concursos e vestibulares.

A assimilação acontece a partir de ícones mentais, detalhado no decorrer do curso. “Em pouco tempo, você vai aprender a potencializar sua capacidade de concentração, percepção e memorização. Aprenda tudo cinco vezes mais rápido através deste incrível método”, assegura o site.

Para garantir um melhor desempenho dos estudos do filho adolescente de 15 anos, Gislene Morais decidiu inscrevê-lo em um curso de memorização, realizado pela empresa Corpo RH em João Pessoa, no último mês de agosto. “Eu achei o tema interessante e ele se interessou também. Ele gostou muito e achou de grande valia”, avisou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp