icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Cursos preparatórios tem salas lotadas

Concurso do INSS é o mais procurado pelos concurseiros. O último concurso da instituição aconteceu em 2009.

Publicado em 25/09/2011 às 6:30

As salas de cursos preparatórios para concursos públicos vivem lotadas. Mas isso é fácil de entender, afinal de contas, quem não gostaria de conquistar um cargo público e garantir estabilidade e bons salários? Dentre os concursos anunciados, o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seja, talvez, o mais esperado. E isso pode ser comprovado também nas salas dos cursinhos.

No mês passado, o Ministério da Previdência Social anunciou que a previsão é ofertar 2,5 mil vagas – duas mil para técnico previdenciário com exigência de nível médio; e 500 para perito médico, que exige curso superior em medicina. É grande a expectativa dos candidatos para o edital que deve ser divulgado até o final deste mês. No concurso de 2009 foram admitidos 19 profissionais na Paraíba. A atual demanda do órgão, no Estado, ainda não foi concluída.

A criação de novas vagas visa a atender a necessidade do Plano de Expansão da Rede de Atendimento e substituir servidores remanejados para as agências que estão sendo inauguradas. Na Paraíba são 15 agências distribuídas do Litoral ao Sertão. Na última sexta-feira, a 16ª unidade do Estado foi inaugurada no município de Pedras de Fogo, a menos de 50 quilômetros de João Pessoa.

O anúncio do certame animou concurseiros do país inteiro. Em João Pessoa, a estudante de Arquivologia Michelle Chaves logo tratou de se matricular em um cursinho preparatório. “Como faz tempo que terminei o ensino médio, achei que o cursinho seria uma boa alternativa de relembrar os assuntos”, comenta. Ela conta que essa foi a primeira vez que se matriculou em um cursinho preparatório, apesar de já ter feito mais de dez concursos.

Michelle divide o tempo entre universidade, estágio e o cursinho. “Sei das minhas limitações, não posso me cobrar demais. Sei que conseguir sucesso em concurso não é imediato, é preciso dedicação”, afirma. Além das aulas no cursinho, Michelle dedica algumas horas de seu tempo em casa para estudar as disciplinas básicas.

Já Silvânia Lucena diz ter largado o emprego para se dedicar exclusivamente à preparação para concurso público. Ela, que já tentou oito certames, desta vez optou por fazer diferente. “Tem que ser dedicação exclusiva. É preciso traçar metas e ter muita disciplina para alcançar o objetivo que almejamos”, frisa Silvânia, que estuda mais de seis horas diárias além do tempo que passa no cursinho.

O último concurso público do INSS foi realizado em 2009. Na ocasião foram oferecidas 19 vagas para as agências da Paraíba, e 900 no total. As oportunidades foram para o cargo de analista do seguro social, que exigia formação em serviço social. O salário inicial era de R$3.586,26. O total de inscritos em todo o país foi de 43.354 pessoas. A previsão é de 720 novas agências em todo o país até 2014, sendo que 71 já foram inauguradas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp