VAMOS TRABALHAR
Cursos preparatórios tem salas lotadas
Concurso do INSS é o mais procurado pelos concurseiros. O último concurso da instituição aconteceu em 2009.
Publicado em 25/09/2011 às 6:30
As salas de cursos preparatórios para concursos públicos vivem lotadas. Mas isso é fácil de entender, afinal de contas, quem não gostaria de conquistar um cargo público e garantir estabilidade e bons salários? Dentre os concursos anunciados, o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), seja, talvez, o mais esperado. E isso pode ser comprovado também nas salas dos cursinhos.
No mês passado, o Ministério da Previdência Social anunciou que a previsão é ofertar 2,5 mil vagas – duas mil para técnico previdenciário com exigência de nível médio; e 500 para perito médico, que exige curso superior em medicina. É grande a expectativa dos candidatos para o edital que deve ser divulgado até o final deste mês. No concurso de 2009 foram admitidos 19 profissionais na Paraíba. A atual demanda do órgão, no Estado, ainda não foi concluída.
A criação de novas vagas visa a atender a necessidade do Plano de Expansão da Rede de Atendimento e substituir servidores remanejados para as agências que estão sendo inauguradas. Na Paraíba são 15 agências distribuídas do Litoral ao Sertão. Na última sexta-feira, a 16ª unidade do Estado foi inaugurada no município de Pedras de Fogo, a menos de 50 quilômetros de João Pessoa.
O anúncio do certame animou concurseiros do país inteiro. Em João Pessoa, a estudante de Arquivologia Michelle Chaves logo tratou de se matricular em um cursinho preparatório. “Como faz tempo que terminei o ensino médio, achei que o cursinho seria uma boa alternativa de relembrar os assuntos”, comenta. Ela conta que essa foi a primeira vez que se matriculou em um cursinho preparatório, apesar de já ter feito mais de dez concursos.
Michelle divide o tempo entre universidade, estágio e o cursinho. “Sei das minhas limitações, não posso me cobrar demais. Sei que conseguir sucesso em concurso não é imediato, é preciso dedicação”, afirma. Além das aulas no cursinho, Michelle dedica algumas horas de seu tempo em casa para estudar as disciplinas básicas.
Já Silvânia Lucena diz ter largado o emprego para se dedicar exclusivamente à preparação para concurso público. Ela, que já tentou oito certames, desta vez optou por fazer diferente. “Tem que ser dedicação exclusiva. É preciso traçar metas e ter muita disciplina para alcançar o objetivo que almejamos”, frisa Silvânia, que estuda mais de seis horas diárias além do tempo que passa no cursinho.
O último concurso público do INSS foi realizado em 2009. Na ocasião foram oferecidas 19 vagas para as agências da Paraíba, e 900 no total. As oportunidades foram para o cargo de analista do seguro social, que exigia formação em serviço social. O salário inicial era de R$3.586,26. O total de inscritos em todo o país foi de 43.354 pessoas. A previsão é de 720 novas agências em todo o país até 2014, sendo que 71 já foram inauguradas.
Comentários