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De olho na personalidade digital
É cada vez mais comum nas empresas, a análise da personalidade digital do profissional na hora da contratação.
Publicado em 15/07/2012 às 6:00
Muitas empresas admitem que analisam o perfil dos candidatos e dos funcionários nas redes sociais. A gerente de comunicação digital da Antares, Denise Lemos, admite que a empresa tem uma política de monitoramento que alcança os funcionários. Ela disse também que acredita que a amplitude de utilizações proporcionadas pelas redes sociais, sobretudo o Facebook, apresenta reflexos negativos.
“A partir do momento que nossa atenção passa a ser fracionada constantemente ao longo do dia, o rendimento no trabalho é afetado”, declarou. “A cada distração, o cérebro leva um tempo para reconfigurar a concentração. Não se trata apenas de sermos profissionais ou não, se trata de um processo fisiológico com o qual precisamos aprender a lidar”, acrescentou a gerente.
Denise contou que na hora de contratar alguém, sempre leva em conta a personalidade digital na hora da contratação. “As redes sociais são ambientes particulares que conseguem refletir a personalidade de quem usa. Na minha opinião, não há uma regra para utilização enquanto profissional. É um ambiente que cabe falar de sua religião, família, sentimentos, profissionalismo, interesses, etc”, declarou. Porém, na avaliação da gerente de comunicação digital, é preciso bom senso. “É necessário atenção e coerência na utilização das redes sociais”, frisou.
Cancelar o perfil nas redes sociais, definitivamente, na avaliação de Denise, não é a solução. “De forma alguma. Mesmo em situações polêmicas vale se posicionar, mas sempre com bom senso”, lembrou. “O que não pode acontecer é a superexposição da vida pessoal, o que é sempre delicado para qualquer um, principalmente para o profissional, que está em constante avaliação de sua postura”, completou.
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