VAMOS TRABALHAR
Dedicação é palavra de ordem dos concurseiros de plantão
Concurseiros relatam rotina de preparação.
Publicado em 17/01/2011 às 14:10
Valéria Sinésio
Do Jornal da Paraíba
O concurseiro Eduardo Coelho é um bom exemplo de quem se concentra em apenas um certame com o objetivo de garantir a aprovação. “No ano passado concorri às vagas do concurso dos Correios. Passei o ano inteiro estudando, me dedicando, mas infelizmente não passei”, lembra. Mas isso não foi motivo para Coelho se afastar dos livros. “Vou me inscrever no concurso do INSS e pretendo ter a mesma atenção”, comenta.
Diariamente ele dedica quatro horas de seu dia para estudar as disciplinas básicas. “Acho melhor manter o foco, por isso faço uma tentativa de cada vez”, completa o candidato.
A estudante de Economia, Gillian Caroline, tem pensamento semelhante ao de Eduardo Coelho, mas age um pouco diferente. Já no final do curso de Economia, vai prestar seu primeiro concurso para escriturário do Banco do Brasil, cujas inscrições ainda estão abertas.
A dedicação é total: pela manhã estuda no cursinho; à tarde, em casa. Porém, ela revela que se outros concursos na área bancária surgirem ao longo deste ano, ela não hesitará em se inscrever. “Acho que é possível estudar e tentar em mais de um concurso, desde que seja na mesma área”, opina.
Concursos na área jurídica são sempre muito disputados, tanto que muitos candidatos decidiram passar cinco anos da faculdade de Direito, com o objetivo principal de ser garantir uma vaga no funcionalismo público.
Raquel Barbosa, está no quinto período do curso e desde o início decidiu que não queria ser profissional liberal, nem ensinar. “Meu intuito é estudar para passar em um concurso público, quero ser defensora pública”, revela.
Para isso, apesar de estar na metade do bacharelado, Raquel dedica cinco horas do seu dia estudando disciplinas básicas como Direito Penal, Direito Constitucional e Direito Civil. “Se eu não passar no primeiro concurso, vou tentar outros, mas todos na mesma área e um de cada vez”, afirma.
Oportunidades na área jurídica sempre surgem e os salários oferecidos geralmente são atrativos.
O último na área, na Paraíba, foi para o Tribunal de Justiça que, inclusive, está com inscrições abertas até o próximo dia 31. o salário é convidativo: R$15.823,58. São 20 vagas para juiz substituto, mas além do diploma de bacharel em Direito, é preciso ter três anos, no mínimo, de atividade jurídica.
Comentários