VAMOS TRABALHAR
Em CG, 13º salário estimula geração de 1,8 mil vagas de emprego
Compras de fim de ano impulsionam economia.
Publicado em 17/10/2010 às 9:10
Karoline Zilah
Com base no desempenho do comércio em anos anteriores, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campina Grande espera que 1,8 mil vagas de empregos temporários sejam criadas no último trimestre deste ano. O reforço no mercado de trabalho tem em vista o aumento do poder de consumo que chega com o 13º salário no fim do ano.
Enquanto em João Pessoa a expectativa é de 10% dos contratados temporariamente sejam efetivados, a estimativa é ainda mais positiva na cidade da Borborema. De acordo com o presidente da CDL local, Tito Motta, a previsão de absorção é de 50%.
A CDL tem mais de 600 associados e vem registrando, mensalmente, um crescimento no comércio em torno de 15% em relação aos respectivos meses do ano passado. O cálculo para outubro não é tão animador, devido à greve dos bancários.
Ainda assim, este fim de ano promete ser melhor do que 2009 para quem está à procura de uma vaga no mercado de trabalho. Tito Motta avalia que, em 2010, o principal “motor” do crescimento do comércio e da geração de empregos na cidade foi o setor de construção civil.
Ele avalia que a expansão deste mercado em Campina Grande beneficiou diretamente as empresas que vendem materiais de construção e trouxe mais trabalhadores para a cidade. E isto, consequentemente, se refletiu na abertura de mais vagas no comércio, que precisou ampliar sua capacidade de atendimento de acordo com a demanda maior.
Comentários