VAMOS TRABALHAR
Empresa faz parceria com escolas
Empresas fazem parcerias com escolas de idiomas visando capacitar funcionários para melhor atender turistas.
Publicado em 29/01/2012 às 6:30
Proprietários de hotéis, restaurantes, cooperativas de táxis e outros setores ligados ao turismo estão preocupados em qualificar sua mão de obra para bem atender ao turista em 2014. Prova disso é que muitos deles estão buscando parcerias com escolas de idiomas, preferencialmente aquelas que podem proporcionar cursos mais rápidos.
Um desses empreendimentos é o Hotel Royal, em João Pessoa, que custeou um curso de dez semanas para 12 pessoas de seu quadro de pessoal. Foi o 'To The Point' (direto ao ponto), do Yázigi Cursos, criado em 2010 exatamente para taxistas, camareiras, garçons, profissionais que precisam usar o inglês de forma mais simples.
Segundo a operadora financeira e de eventos do Royal, Patrícia Dantas, a ideia de promover a qualificação surgiu da necessidade do próprio hotel. “Tínhamos apenas um recepcionista que falava inglês e quando ele não estava havia deficiência no atendimento”, contou Patrícia, ao acrescentar que, com as aulas, profissionais de diversos ramos do hotel - como mensageiros e até o pessoal do administrativo - podem agora melhor atender ao turista.
“O básico que a gente aprendeu foi muito importante.
Aprendemos a falar o que interessa ao turista: quais são os pontos turísticos de João Pessoa, onde ficam os restaurantes, praias, como fazer check-in, check-out, etc”, comentou o recepcionista Robson Araújo, 29 anos, que só havia estudado inglês no colégio e hoje se sente mais preparado para receber os estrangeiros.
Segundo o orientador pedagógico do Yázigi Cursos, Celso Aquino, o 'To The Point' – que tem duração de até seis meses - pode ser contratado tanto individualmente, como através de empresas. As últimas conseguem descontos. Celso Aquino informou ainda que para os profissionais que terão um contato maior com o turista o Yázigi oferece o curso intensivo 'Express', em que o aluno sai falando em 18 meses.
“Nesse curso, que segue o mesmo método dos outros do Yázigi, com muita conversação, o aluno faz mais aulas por semana (cinco horas) e sai com nível intermediário em inglês”, detalhou. O curso também pode ser contratado por empresas para seus colaboradores.
Comentários