icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Enem 2018: mais de 32 mil candidatos faltam ao primeiro dia de provas na Paraíba

Segundo os dados do Inep, índice de ausências na PB foi o segundo menor do NE.

Publicado em 05/11/2018 às 8:23 | Atualizado em 05/11/2018 às 15:12


                                        
                                            Enem 2018: mais de 32 mil candidatos faltam ao primeiro dia de provas na Paraíba

Dos 151.493 candidatos que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 na Paraíba, 32.117 não compareceram para fazer as provas neste domingo (4). O número representa um índice de 21,2% de faltosos. Os números foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pelo exame.

De acordo com os dados, a Paraíba teve o segundo menor percentual de faltas na região Nordeste. O número registrado no estado só foi maior do que o do Piauí, 18,5%. O maior índice de abstenções na região foi o do Ceará, 25,8%.

Nacionalmente, o Enem 2018 registrou o menor percentual de ausentes desde 2009, quando passou a ter dois dias de aplicação: 24,9%. Neste domingo, 1.374.430 participantes faltaram. O exame teve 5.513.749 inscrições confirmadas.

Outro número positivo foi o alto índice de acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição, que superou 89%. O maior percentual de acesso foi registrado na Paraíba,que ficou acima da média nacional, com 92,78%.

“O primeiro dia de aplicação do Enem foi um sucesso. Poucas ocorrências ou incidentes que tenham prejudicado o Exame ou o participante se levarmos em conta o universo de 4,1 milhões de presentes. Além disso, o menor número de ausentes desde 2009 mostra que as medidas tomadas para a inscrição consciente deram certo”, destacou o ministro da Educação, Rossieli Soares.

A aplicação foi tranquila em todo o Brasil, sem ocorrências graves. Foram registrados 87 casos de interrupção de energia elétrica, mas em apenas dois locais de prova a aplicação precisou ser interrompida. Os casos são de Porto Nacional (TO) e Franca (SP): os participantes terão direito à reaplicação do primeiro dia, em 11 de dezembro, e deverão comparecer às provas do próximo domingo normalmente. Ao todo, 71 participantes foram eliminados, 67 por descumprimento de regras gerais do Edital, dois por problemas após revista no detector de metal e dois por uso de ponto eletrônico.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, destacou a boa repercussão da prova. “No ano em que completa 20 anos de criação, o Enem confirma sua história de sucesso. As provas do primeiro dia e o tema da redação falam diretamente com a realidade dos participantes. Esperamos que eles manifestem suas crenças e valores no texto”, afirmou.

Neste domingo, as provas foram de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. A aplicação do Enem 2018 continua no próximo domingo, 11 de novembro, com as provas de Ciências da natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados em 14 de novembro, no Site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp