VAMOS TRABALHAR
Erro na elaboração desclassifica candidato
Publicado em 13/11/2011 às 6:30
-
O momento atual é de ampla oferta de emprego devido às festas de final de ano, sobretudo nos shopping centers. Nas vitrines das lojas é possível encontrar os cartazes pedindo currículos. O primeiro passo para se dar bem é entender que o currículo é a carta de apresentação do trabalhador. Dê preferência sempre a letras monocromáticas, de uma cor apenas.
Para quem ainda não tem experiência no mercado de trabalho, a dica é colocar no currículo alguma informação que possa ser relevante para o cargo almejado. Por ser um curso ou até um trabalho voluntário, algo que realmente esteja relacionado ao que a empresa quer.
A gerente da loja Esposende, em Manaíra, Rayane Barbosa, conta que a empresa recebe cerca de 12 currículos diariamente, os quais passam por uma triagem e, após serem analisados, são encaminhados para o setor de recursos humanos. Ela revela que muitos currículos têm erros grosseiros, como informações em excesso e fotos retiradas de páginas de relacionamento da internet, como Orkut e Facebook. “Considero isso um erro grave, muitas vezes os candidatos 'escorregam' e terminam excluídos porque não souberam elaborar o currículo”, afirma.
A gerente da loja Tolí, Ana Karla Fernandes, conta que os principais erros são a colocação de capa e cópias de certificados de cursos. “O currículo tem de ser claro e objetivo, nunca complexo”, opina. Segundo ela, apesar de não ser determinante, um currículo mal elaborado pode desclassificar o candidato da seleção.
Comentários