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VAMOS TRABALHAR

Especialista explica desvantagens de ser tímido no trabalho

O tímido guarda o que tem de melhor para si mesmo.

Publicado em 01/05/2011 às 11:19

Valéria Sinésio
Do Jornal da Paraíba

Eliane Figueiredo, diretora-presidente da Projeto RH (consultoria especializada em gestão de pessoas), lembrou que a timidez é uma característica da personalidade e pode ser trabalhada. “A pessoa muito tímida atrapalha principalmente a ela, pois tem certa insegurança para se posicionar”, declarou. Na avaliação de Eliane, o tímido guarda o que tem de melhor para si mesmo. “Pode ficar em desvantagem porque o extrovertido coloca no ambiente o que tem de melhor, consegue se mostrar para os demais”, disse.

Segundo ela, pelas experiências que tem no assunto, nas dinâmicas em grupo para seleção de emprego, as pessoas extrovertidas têm mais chances de garantir a vaga, pois são mais dinâmicas. “Já os tímidos se retraem e ficam um pouco atrás”, destacou. Ela disse também que o impacto da timidez vai depender do nível que cada pessoa tem. “É importante lembrar que as entrevistas em grupo são momentos únicos, de curta duração, por isso, é a hora da disputa para o emprego”, afirmou.

De acordo com Eliane, muitos candidatos nem conseguem ser avaliados. “A timidez, às vezes, pode causar a impressão de falta de iniciativa, e isso nenhuma empresa quer”, destacou. Candidatos tímidos geralmente precisam de mais tempo para mostrar as ideias e as expectativas diante do emprego que é oferecido. “Um curso de oratória, participar de um grupo de teatro pode ajudar bastante a pessoa tímida”, afirmou. “Porém, se o nível é alto, a possibilidade de procurar terapia não deve ser descartada”, completou.

“No ambiente de trabalho, os tímidos tendem a ficar em silêncio nas reuniões e interagem muito pouco com os colegas”, informou. Eliane chamou a atenção para a frustração que os tímidos podem ter no local de trabalho quando, durante uma reunião, têm uma ideia, mas não falam por medo ou vergonha. “Depois, um colega acaba tendo a mesma ideia e a expõe”. Se o colega for promovido em decorrência da ideia, a frustração pode ser ainda maior, não por inveja, mas por arrependimento por ter silenciado.

A timidez não interfere muito se o tímido ocupar cargos de funções técnicas, onde a interação com os demais no ambiente de trabalho é bem menor, que um jornalista ou um bancário, por exemplo. “Quando a timidez afeta o relacionamento com as outras pessoas, é sinal de alerta. Hoje todos precisam se comunicar”, argumentou.

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Jornal da Paraíba

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