VAMOS TRABALHAR
Frases auxiliam no aprendizado
Técnicas são o primeiro passo para um aprendizado a ser consolidado e aprofundado.
Publicado em 03/08/2014 às 7:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 17:44
"Quando o assunto são as normas gramaticais puras, a memória é essencial", afirma o professor de português Erik Anderson. "É nesse momento que o professor de Português tem que usar sua criatividade para tornar menos árido e enfadonho o aprendizado das regras", comenta. Segundo ele, esse é o momento, por exemplo, das famosas frases mnemônicas, das paródias musicais e das analogias, técnicas valiosíssimas para diminuir algumas dificuldades do concurseiro, que sempre lida com um vasto universo de assuntos. Vale ressaltar, contudo, que essas técnicas são o primeiro passo para um aprendizado a ser consolidado e aprofundado, com vistas a uma aprendizagem mais contextual e reflexiva sobre estruturas e fatos linguísticos.
"Conteúdos como acentuação gráfica e crase, por exemplo, possuem um amplo arcabouço de regras de ocorrência, não ocorrência e casos facultativos", explica. "E nesses casos não tem jeito, tem que decorar mesmo", complementa. Para facilitar a aprendizagem, no entanto, ele dá uma dica valiosa: "Quando dizemos que são acentuadas as palavras paroxítonas terminadas em “PS” “I” “U” “R” “Ô “N” “UM” “L” “I” “X” “ÃO” nessa ordem exata, o aluno decora a frase “Psiu! Rã num lixão” e passa a dominar as regras".
Já para o aluno ficar sabendo dos casos de não ocorrência de crase, basta memorizar a frase "É para um homem dizer, frente a frente, tudo para as mulheres". De acordo com o professor, aí estão os seguintes casos em que não se deve ocorrer crase: depois de preposição (para); antes de artigo (um); antes de verbo (dizer); em palavras repetidas (frente a frente); antes da maioria dos pronomes (tudo); “a” + palavras plural (a mulheres), pois só haveria crase se tivéssemos “as”, no plural.
Ainda segundo ele, outro exemplo de frase criativa são as preposições que introduzem os verbos transitivos indiretos: a, de, em, para, com, por. Essa ordem, pronunciada, cria sonoramente a frase "adiem para compor".
Comentários