icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Hora de treinar o pensamento

O que parece simples à primeira vista, pode ser uma 'pegadinha' nas questões dos concursos.

Publicado em 06/05/2012 às 8:00

Muitas pessoas passam anos se dedicando exclusivamente para concursos públicos, são os chamados concurseiros. Porém, quando o edital daquele tão sonhado certame é divulgado, muitos os candidatos desanimam ao ver que a disciplina de raciocínio lógico será cobrada na prova. Resolver as questões dessa matéria exige desenvoltura, criatividade e boa interpretação. O que parece simples à primeira vista, pode ser uma 'pegadinha'.

Para os candidatos que têm conhecimentos matemáticos, a chance de sucesso é maior, mas não suficiente para ser aprovado. Nunca é demais lembrar que é preciso se dar bem em todas as disciplinas. Por isso, se você é um dos muitos concurseiros que torcem o nariz para a disciplina de raciocínio lógico, já está mais do que na hora de mudar seus conceitos, sob pena de não obter um rendimento satisfatório nos próximos concursos que disputar. Os professores são unânimes quando dizem que raciocínio lógico necessita de prática.

Com experiência em salas de aula para concursos, o professor Ademar Filho chama a atenção dos candidatos para a importância de relaxar a mente e o corpo antes de iniciar qualquer atividade física ou mental. “Como falamos de estudos, é importante que o aluno esteja plenamente livre de qualquer atividade ou pensamento que o perturbe ou possa tirar a atenção”, declara. Ele frisa também que a qualidade do estudo é bem mais importante que a quantidade de tempo despendido.

Fazer uma boa prova de raciocínio lógico sem antes ter praticado a resolução de exercícios é quase coisa de gênio. Na opinião do professor Ademar, “raciocínio lógico é como matemática.

Ninguém estuda essas disciplinas sem praticar exercícios. A teoria é importante, entretanto, o aluno deve manter o foco nas resoluções de exercícios”.

A interpretação das questões também faz parte do sucesso. “Eu sempre digo que a prova do concurso é toda de interpretação, pois caso o aluno não consiga compreender o que a questão pede, terá dificuldade para resolvê-la”, afirmou.

O hábito da leitura não deve ser esquecido por quem deseja sucesso profissional. De acordo com o professor, os candidatos devem estudar, pelo menos, duas horas diárias (incluindo sábado e domingo).

Mas é claro que nem todas as pessoas que fazem concurso público têm tempo amplo para estudar. Por conta disso, Ademar recomenda duas metodologias. A primeira é para quem tem mais tempo disponível. “Esse candidato deve estudar com intensidade de segunda-feira a sábado e relaxar aos domingos”, destaca.

Para quem tem pouco tempo disponível, a orientação é estudar pelo menos duas horas diárias, mas sem esquecer de fazer outras atividades com a família e os amigos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp