icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Informática deve ser icluída em planilha de estudos

Candidatos não devem deixar informática de lado, a disciplina é cada vez mais cobrada em concursos públicos e pode defirnir aprovação.

Publicado em 08/01/2012 às 6:30


Se tem algo que tira o sono (e a paciência) de muitos candidatos nos concursos públicos é a disciplina de informática.

Independentemente da área que você vai concorrer – jurídica, administrativa, dentre outras – pode ter certeza que o conteúdo de informática será cobrado. Por isso, nem adianta tentar driblar essa realidade, muito menos 'chutar' as questões. Ser aprovado em um concurso público implica fazer uma boa prova de informática. Essa é a regra.

Alguns candidatos têm a ilusão que o fato de utilizar o computador e acessar a internet diariamente é suficiente para enfrentar a disciplina. Não é. As questões geralmente têm grau de dificuldade considerável, o que acaba por eliminar muitos concurseiros. Lembre-se que o candidato precisa atingir a nota mínima em todas as disciplinas para continuar na disputa.

Portanto, nada de menosprezar o conteúdo.

A prova do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai cobrar questões de informática. De acordo com o edital do certame, serão cobradas questões de conceitos de internet e intranet; conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos associados à internet e intranet; conceitos e modos de utilização de ferramentas e aplicativos de navegação, de correio eletrônico, de grupos de discussão, de busca e pesquisa; dentre outros.

Quem vai concorrer às vagas do Hospital Universitário Napoleão Laureano também terá de responder cinco questões de informática. O edital informa que o conteúdo programático da prova será: conceitos básicos de informática (definições, terminologia, medidas, hardware e software); noções sobre sistema operacional; softwares de escritório (editor de texto, planilha e banco de dados); internet e intranet.

A professora de informática Emanuelle Gouveia explica que o grande problema é “que a maioria dos alunos deixa a disciplina para segundo plano, o que é um grande erro”. Segundo ela, é com esse comportamento que muitos candidatos se decepcionam na hora da prova. “A preparação da disciplina de informática é diferente, pois requer um grau de atenção maior devido os termos técnicos”, frisa.

Pela experiência acumulada em salas de aula de cursinho, Emanuelle conta que o conteúdo da disciplina de informática é um dos maiores dos editais dos concursos públicos. “Estudar sozinho em casa pode até dar certo, caso a pessoa tenha aptidão para isso, mas não deixa de ser arriscado. É comum alguns candidatos recorrerem aos cursinhos após se convencerem que não dá para aprender informática em casa”, declara.

A verdade é que a disciplina de informática nunca incomodou tanto os candidatos como atualmente. A disciplina está entre as básicas e presente em praticamente todos os concursos. Para quem vai fazer o concurso da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) também terá de enfrentar as questões de informática.

Conforme o edital, a prova vai cobrar conceitos e fundamentos de microinformática, noções básicas de sistemas operacionais, pacote de aplicativos MS Office, serviço de internet, etc.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp