icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Instituições apontam profissões que mais oferecem vagas no mercado

Setores de Administração, Engenharia e Ciências da Computação são os mais promissores, segundo Sine e Catho Online.

Publicado em 27/06/2010 às 8:00

Karoline Zilah

Ser advogado ou médico era sinônimo de poder até pouco tempo. Agora, outras especialidades ganham campo no mercado de trabalho, oferecendo mais vagas e salários vantajosos. A valorização é fruto de uma desigualdade: enquanto cresce a oferta de postos de trabalho, faltam profissionais especializados, o que aumenta a procura por estudantes ainda nas universidades e recém-formados.

O Paraíba1 consultou a seccional estadual do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a agência Catho Online para verificar quais são as carreiras mais promissoras na Paraíba: aquelas áreas de trabalho provenientes de cursos do Ensino Superior que mais oferecem vagas de emprego.

Em levantamento feito com base nas oportunidades mais ofertadas este ano somente na Paraíba, a Catho constatou que houve mais procura por profissionais dos setores de Comercial e Vendas, Administração, Engenharia (Construção Civil) e Ciências da Computação.

Os dados são semelhantes às solicitações feitas este ano ao Sine Estadual. No ranking, as áreas de Administração, Contabilidade e Engenharia Civil foram as mais procuradas pelas empresas. O ranking das duas instituições seguem a tendência nacional apontada pela Catho Online.

Constando nas duas listas, uma das áreas que estão em mais evidência no Estado é a construção civil. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) aponta que 150 mil vagas para engenheiros serão abertas, mas não serão preenchidas até 2012. A pesquisa aponta que a formação de engenheiros estaria cada vez mais difícil devido à má qualidade do ensino médio brasileiro, em especial com as disciplinas da área de Exatas, como matemática, física e química. Uma vez dentro da universidade, os alunos estariam enfrentando um alto índice de evasão: 80%.

Ainda de acordo com a CNI, o Brasil forma apenas 10 mil engenheiros por ano, e estes são disputados pelas empresas. Com a disputa acirrada, o salário inicial de um engenheiro em 2006 era R$ 1.500 e hoje já atinge R$ 4.000.

Confira os rankings completos das carreiras de ensino superior que mais ofereceram vagas na Paraíba este ano:

Sine:
1º lugar - Administração
2º - Contabilidade
3º - Engenharia Civil
4º - Farmácia
5º - Nutrição

Catho Online:

1º lugar - Comercial e Vendas
2º - Administrativo
3º - Engenharia / Construção Civil
4º - Financeira
5º - Informática

Ranking brasileiro (Catho Online):

1º lugar: área Comercial e Vendas
2º lugar: área Administrativa
3º lugar: área de Atendimento ao Cliente / Telemarketing
4º lugar: área de Informática
5º lugar: área Financeira

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp