VAMOS TRABALHAR
Jogos podem estimular memória e trazer foco e concentração
Uma boa forma de estimular a memória são, na verdade, jogos que podem ser encontrados facilmente em bancas de revista.
Publicado em 03/08/2014 às 7:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 17:44
Uma boa forma de estimular a memória são, na verdade, jogos que podem ser encontrados facilmente em bancas de revista, como o Sudoku e o caça palavras. Embora muitos pensem que o Sudoku serve apenas para estimular o raciocínio lógico, estão completamente enganados. "Ele trabalha a concentração, a visualização individual, a expansão da visualização, o foco e, até mesmo, a autoestima", explica a pedagoga Fabíola Ferreira. "A partir do momento que eu consigo resolver aquilo, eu me sinto bem, tenho a sensação prazerosa de ter conseguido e isso me dá confiança para resolver outras situações", complementa.
Segundo ela, no entanto, o estudante deve ficar atento para que não acabe se enganando, ao trabalhar de forma incorreta. O Sudoku tem regras, que devem ser seguidas. Caso seja trabalhada de maneira aleatória, o cérebro não é estimulado como deveria. Caso você não conheça o Sudoku, ele funciona da seguinte forma: trata-se de um quebra-cabeça baseado na colocação lógica de números. O objetivo do jogo é a colocação de números de 1 a 9 em cada uma das células vazias numa grade de 9x9, constituída por 3x3 subgrades chamadas regiões.
Outro jogo indicado para se estimular o cérebro e que pode ser baixado através do próprio dispositivo móvel do indivíduo é o Arukone - um jogo de lógica, cujo objetivo é conectar cada par de letras por linhas, sendo que cada campo deve ser preenchido com apenas um traço e as linhas não devem se sobrepor ou se cruzar. Todas as células devem ser preenchidas.
Comentários