icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Matemática financeira é inevitável em provas para bancos; veja dicas

Professor revela como se preparar para a prova.

Publicado em 12/05/2010 às 15:05

Karoline Zilah

Quem tem um emprego e mesmo assim estuda para concurso com o objetivo de ter estabilidade salarial sabe: estudar para um concurso é prova de fogo. Já para quem está desempregado, tornar-se “concurseiro” é quase inevitável para garantir uma vaga no mercado.

E as oportunidades nas instituições bancárias são algumas das mais concorridas neste quesito, como é o caso da abertura de cadastro de reserva para a Caixa Econômica Federal, cujas provas acontecem no dia 16 de maio.

Quando o cargo exige escolaridade de nível médio, muita gente se inscreve e aposta em estudar conhecimentos com os quais não tem “intimidade”. Uma das “cascas de banana” que eliminam muitos candidatos nas áreas fiscal e bancária é a disciplina de matemática financeira. “Matemática é uma matéria que necessita de tempo, dedicação e muita disciplina, e não é isso que está acontecendo”, explica o professor Herbert Souza, matemático com mais de 15 anos de experiência em concursos.

O bom desempenho do candidato nesta matéria pode fazer toda a diferença com relação aos seus concorrentes. Por isso, o professor Herbert revelou algumas dicas de estudos e comportamento para que os inscritos façam bonito na prova de maio.

Além disso, os interessados podem participar de uma série de aulões realizados pelo Jornal da Paraíba em parceria com a Central Pró-Concursos em João Pessoa, Patos e Campina Grande para revisar o conteúdo previsto no edital da Caixa (confira abaixo a programação).

Editais passados

O professor fez alguns comentários sobre as diferenças entre o último concurso realizado pela Caixa e este mais recente para cadastro de reserva. Segundo ele, em relação a matemática financeira não há diferenças, mas este edital está mais enxuto em relação ao anterior, uma vez que não incluiu questões de raciocínio lógico.

Já os assuntos relativos à função exponencial e logarítmica já se tornaram comuns em provas desta disciplina. Outra vertente da prova é a estatística, cujo conteúdo veio mais genérico desta vez.

Assuntos que mais preocupam

Para o professor Herbert, não vai dar para vacilar na prática da porcentagem, que é um assunto básico na prova de matemática financeira. Outros conhecimentos indispensáveis, com os quais os candidatos devem estar atualizados, são os de juros simples, taxas e rendas certas.

E se der branco na hora da prova, não dá para entrar em pânico. “Ao invés de responder as perguntas na ordem das mais fáceis, ou das mais difíceis, encare na ordem que elas aparecem. Se começar a resolver a prova e achá-la mais difícil do que esperava, não entre em pânico. Ela estará difícil para todos. Normalmente aqueles que acham a prova muito fácil é porque nem conseguiram perceber do que, verdadeiramente, tratavam as questões. Então não esqueça: A prova é igual para todos”, comenta.

Planejamento é essencial

Para o especialista em concursos, organização é uma qualidade indispensável para vencer a concorrência. “Procure fazer um planejamento de modo a obter um ritmo de estudo progressivo. Organize seu material, prepare-se para uma rotina bem marcada. Estude todos os dias por longo período. Se um certo cansaço bater, resista”, fala Herbert.

Mas... e se bater aquele desânimo? Pode até parecer piegas, mas o importante é manter o sonho vivo.

“Se você está prestando concurso, deve haver uma boa razão para isso. Apóie-se nesse motivo para encontrar forças e superar suas dificuldades. Se estiver cansado, abatido ou desanimado por um problema qualquer, pense no que aspira, no que deseja, no que o faz estudar... Deixe-se envolver por essa imagem de um futuro promissor, se entusiasme com seu próprio sonho. À medida que ele for se apoderando de você, mais energia você terá para estudar”, reforça Herbert Souza.

Confira a programação dos aulões da Caixa promovidos pelo Jornal da Paraíba e pela Central Pró-Concursos:


15/05 (sábado) - 13h – Aulão de véspera
João Pessoa, no auditório da Federação Espírita Paraibana
Campina Grande, no auditório do Colégio das Damas
Patos, no auditório do Fórum Miguel Sátiro

Ingressos: R$ 10 + 1kg de alimentos
Assinantes do Jornal da Paraíba: R$ 5 + 1kg de alimentos

Vendas limitadas:
Em João Pessoa na sede do Jornal da Paraíba (rua Monsenhor Walfredo Leal, 258, Tambiá. Informações: 83 - 2106-1863)
Em Campina Grande, na sede do Jornal da Paraíba (rua Major Juvino do Ó, 81, Centro. Informações: 83 - 3341-4003)
Em Patos, na Banca Cultura (rua Pedro Firmino, 144, Centro, Informações: 83 – 3421-5945)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp