icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Menosprezar detalhes do edital pode se tornar grande equívoco

Concurseiros chegam a enfrentar recursos na Justiça.

Publicado em 10/04/2011 às 8:00

Valéria Sinésio
Do Jornal da Paraíba

Durante a fase de preparação, o candidato também não pode esquecer o edital. É importante relembrar quantas questões terá nas provas, o conteúdo programático, a forma de contagem de pontos e a prova de títulos ou prática, se for o caso. Vale lembrar que muitos candidatos ficam no 'meio do caminho', na fase dos exames admissionais. Não esqueça: estudar para concurso requer, não apenas dedicação, como também estratégia.

O psicólogo Fernando Elias José explica que o edital deve ser a base. “É o ponto de partida, por isso recomendo sempre aos meus pacientes que prestam concursos, a dedicação à leitura do edital”, afirma. Um erro recorrente dos concurseiros, segundo o psicólogo, é se preparar para as provas tendo como base o edital do concurso anterior. “Isso pode ser um risco enorme, pois muitas vezes, o candidato passa um tempão estudando para 'nada', em relação ao concurso que pretende realizar”, destaca.

O melhor, de acordo com Fernando Elias, é ter certeza sobre o conteúdo programático que será cobrado. “É mais confiável e estratégico, assim o candidato não vai perder tempo”, declara. “O candidato se baseando no edital novo, não vai correr risco de se deparar com surpresas”, acrescenta. “Ler o edital não é perda de tempo, como muitos pensam...ao contrário, faz parte da preparação e pode levá-lo ao caminho do sucesso”, afirma o psicólogo.

Fernando Elias lembra que recebeu uma candidata que passou em todas as etapas objetivas do concurso, mas foi barrada no exame físico, pois tinha um problema que a impedia de ocupar o cargo. “A informação estava contida no edital, mas ela não leu, infelizmente, e depois ficou se lamentando”, destaca. Outra situação comum é o horário de chegada aos locais de prova. “Geralmente é uma hora de antecedência, mas nem sempre os candidatos estão atentos a isso”, frisa. O resultado é uma multidão de candidatos reclamando nos portões dos locais de prova. Em vão. “Menosprezar a leitura do edital é o maior erro que o candidato pode cometer”, afirma.

A concurseira Carolina Torres sempre esteve atenta à leitura do edital, no entanto, foi prejudicada porque um de seus concorrentes não fez o mesmo. Aprovada dentro das vagas último concurso da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 2009, Carolina foi prejudicada quando uma outra candidata entrou com um recurso questionando a exigência para o cargo de auxiliar administrativo. “Apesar de algumas pessoas terem sido nomeadas, outras, assim como eu, tiveram de esperar a decisão final da Justiça”, explica.

O que mais revolta Carolina e os demais aprovados dentro das vagas é que o prejuízo foi causado por conta de outra pessoa que não prestou atenção às regras do concurso. O processo está, atualmente, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), em Pernambuco. O advogado da candidata alega que a exigência do cargo tira a oportunidade de justa concorrência.

É importante ainda ficar atento à informações que podem enganar os candidatos. Entre elas as referentes às atribuições do cargo, que pode dizer uma coisa no edital e significar outra na prática; requisitos básicos para a investidura no cargo; datas, é possível que haja mudanças; prova física; e as retificações, por isso acompanhar o site da organizadora do concurso não deve, nunca, ser dispensado.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp