VAMOS TRABALHAR
Mercado de trabalho exige qualificação
Para atender a um mercado de trabalho cada vez mais exigente, o profissional deve buscar especialização.
Publicado em 27/11/2011 às 6:00
O mercado de trabalho exige mudança de postura dos profissionais, que devem sempre buscar uma melhor capacitação para se posicionar no setor onde atuam. O aumento da concorrência e a força da economia regional fazem com que o trabalhador paraibano dispute vagas com profissionais de outros Estados e até do exterior.
E para ter vantagens na disputa da colocação profissional, é necessário dar continuidade ao processo de aprendizado e estar sempre se atualizando sobre as tendências do setor de atuação.
O empresário e diretor da empresa paraibana AL Trade, Marcelo Abrantes, é um exemplo típico desse novo mercado. Atuando há 17 anos no segmento de comércio exterior, ele analisa que o Brasil vive hoje um momento singular na história, sendo um dos principais atores do mercado internacional. E isso exige novas habilidades dos profissionais.
"Buscamos na nossa empresa gente capacitada que consiga enxergar e ser criativo no atual cenário de internacionalização em que se encontra o país. O momento exige profissionais treinados e aptos aos desafios", comenta Abrantes. Ele conta que só nos últimos 12 meses, sua equipe já participou de feiras internacionais na China, Panamá, Cuba, além de rodadas de negócio com compradores do Caribe, entre outros eventos internacionais.
Formação e educação continuada também são prerrogativas de uma outra categoria de trabalho: a médica. O cirurgião plástico paraibano Thiago Cavalcanti investe fortemente na capacitação de longo prazo. Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), fez residências médicas na Universidade de Pernambuco (cirurgia geral) e no Instituto Ivo Pitanguy (cirurgia plástica). E já acumula especializações em países como Itália, Espanha e Estados Unidos. O médico também é membro efetivo da Associação dos Ex-Alumini do Prof. Ivo Pitanguy (AExPI).
Para o cirurgião, estar atualizado com as tendências mundiais é fundamental ao seu trabalho.
“É surpreendente os avanços da cirurgia plástica. Por isso, é preciso delimitar a sua área de atuação para ser um especialista. Busquei capacitação no exterior para ter a noção exata do que é cirurgia plástica e como ela é utilizada em cada canto do planeta. O conceito moderno de cirurgia plástica hoje é a reversibilidade, ou seja, evitar a todo custo um procedimento que não possa ser revertido”, explica.
Comentários