VAMOS TRABALHAR
Ofertas para estágios aumentam 50% em janeiro, diz consultoria
Oferta de vagas para estágio cresce em 50% no início do ano, segundo informações do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE).
Publicado em 08/01/2011 às 15:39
Luzia Santos
Do Jornal da Paraíba
A oferta de vagas para estágio cresce em 50% no início do ano, segundo informações do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). O mês de janeiro é um dos melhores períodos para quem está de olho no mercado de trabalho conseguir ingressar através de estágio.
“É a época em que novas vagas são abertas em razão da gradução de estudantes que terminam os cursos superiores e de nível médio e que deixam de ser estagiários”, afirma Euler Sales, supervisor do CIEE de João Pessoa.
Segundo ele, apesar do mercado disponibilizar oportunidades durante todo o ano, é nesta época que as empresas reforçam os quadros e efetuam a maior parte das contratações. Ele lembra que o crescimento vem sendo registrado também em novembro e dezembro. No trimestre (incluindo o mês atual) a oferta de estágio é de 1,3 mil vagas.
Em um agência de publicidade da capital, o estudante Ademar Sorrentino comemora a vaga de estágio há quase um ano. “Estava de olho em uma vaga no mercado de trabalho e no início do ano de 2010 fiz minha inscrição em um programa de estágio. Minha intenção era ver na prática aquilo que aprendia na sala de aula”, declarou. Segundo Sorrentino, a experiência é enriquecedora. “O estágio proporciona o crescimento profissional”, opina.
De acordo o supervisor do CIEE, para aproveitar o excelente momento da oferta, um dos caminhos é o estudante se cadastrar gratuitamente no sítio www.ciee.org.br para ficar habilitado a disputar vagas.
No endereço eletrônico, o estudante também encontra cursos pela internet sobre comportamentos e competências exigidas no ambiente corporativo, além de informações sobre a lei do estágio e sobre as profissões em alta e áreas promissoras; entre outros serviços gratuitos.
E, para quem pensa que o estágio é apenas uma oportunidade temporária de trabalho é bom ficar atento ao que dizem os contratos. “O estagiário pode ser efetivado, mas para ele ser contratado é preciso que tenha se integrado à filosofia da empresa”, explica Rique.
Comentários