icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Paraíba1 responde internautas sobre pendências em concursos

Confira situação de seleções abertas por prefeituras.

Publicado em 17/04/2011 às 8:04

Da Redação

Ser aprovado num concurso público nem sempre significa garantia de estabilidade financeira. Provas disso são as centenas de classificados que esperam meses, até mais de um ano, para ver suas nomeações publicadas. O problema acontece geralmente em seleções realizadas por prefeituras.

No dia 1º de abril o Paraíba1 publicou reclamações de internautas sobre concursos de quatro municípios: Cabedelo, Itabaiana, Alhandra a Alagoinha. A repercussão entre os internautas trouxe à tona preocupações com outras seleções já realizadas.

As principais queixas são a demora na publicação dos resultados e na convocação dos aprovados em Mari, Alagoinha, Puxinanã e Itapororoca. Apesar das reclamações, ainda está em vigor o prazo de dois anos para contratação previsto nos editais.

Veja abaixo a situação de outros certames:

Marcação

Os resultados já foram publicados e homologados e a Prefeitura chegou a publicar um edital de convocação dos aprovados em janeiro, mas o concurso está temporariamente suspenso por decisão da Justiça.

Todas as atividades pararam devido a um processo que contesta a realização de uma seleção em 2010, quando havia ainda classificados nas provas de 2008 aguardando nomeação.

A indecisão aflinge quem aguarda a oportunidade de assumir o emprego: "No meu caso em particular, deveria ter participado do sorteio de desempate de uma das vagas marcado para o início do ano, mas que até o momento não foi feito, por estas diversas paralisações e dificuldades que o concurso vem passando", comentou o economista Braz de Leite por e-mail.

A reportagem ligou durante três dias da semana para a prefeitura pelo telefone (83) 3625-1111, mas as ligações não foram atendidas.

Santa Rita

Com relação ao concurso realizado pela Prefeitura de Santa Rita para a Secretaria de Saúde no ano passado, a principal queixa diz respeito à demora na divulgação dos resultados. Os internautas reclamam que as provas foram aplicadas em novembro, mas até agora não saiu uma lista de classificação. Em alguns cargos, ainda estão pendentes os pareceres dos recursos interpostos na fase de avaliação de títulos.

De acordo com o Instituto Cidades, organizador do certame, a consulta aos resultado finais deverá ser publicada em seu site na segunda-feira (18).

Já o concurso da Secretaria de Educação, realizado em 2009, também enfrenta lentidão na contratação de pessoal. "É uma desorganização. A recomendação do Ministério Público no tocante às nomeações dos aprovados não foi cumprida. As convocações acontecem em ritmo lento, e sabemos que existem várias pessoas contratadas irregularmente e uma fila de aprovados no concurso aguardando", reclamou o internauta Jonas Fernandes.

De acordo com a Secretaria de Comunicação de Santa Rita, 70% dos candidatos foram contratados e as listas continuarão sendo publicadas de acordo com as possibilidades orçamentárias do município.

Cabedelo

O município promoveu um concurso em 2010 para cerca de 900 vagas. Os resultados gerais foram publicados, mas ainda não foram homologados devido a um pedido formulado pelo Ministério Público Estadual para que o certame seja cancelado. A justificativa é de que algumas questões que caíram nas provas teriam sido copiadas de livros e da internet.

Em meio a toda esta indecisão, os candidatos às vagas de professor de educação básica, ainda não sabem se foram aprovados ou não. Esta é a única função disponibilizada no edital que ainda não teve publicado o resultado da fase de prova de títulos. Segundo o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IFBC) na Paraíba, a previsão é de que o desempenho seja divulgado no fim do mês de abril.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp