VAMOS TRABALHAR
Prefeitura tira dúvidas dos internautas sobre edital de concurso da Saúde
Gilberto Carneiro respondeu as questões sobre pontuação, avaliação de títulos e taxa de isenção. Confira os esclarecimentos sobre o edital do concurso que oferece 1.100 vagas na Saúde.
Publicado em 02/03/2010 às 11:13
Da Redação
O concurso da Prefeitura de João Pessoa que oferece 1.100 vagas na área de saúde está causando polêmica entre os candidatos. Pelo Fale Conosco do Paraíba1 os internautas enviaram diversas questões duvidosas sobre os itens do edital. O secretário de administração da Prefeitura, Gilberto Carneiro, falou com exclusividade ao Paraíba1 e respondeu aos questionamentos.
Clique e veja o edital na íntegra
Um dos questionamentos apresentado pelos leitores é sobre a isenção da taxa de inscrição que de acordo com o edital contemplaria apenas candidatos doadores de sangue.
“Eu NÃO POSSO doar sangue, e nem tenho condições de pagar a taxa de isenção. E ao que me consta isenção é para candidatos de baixa renda”.
Joselina
Gilberto explicou que conforme uma lei municipal os candidatos que forem doadores e tenham a frequência regular de no mínimo seis meses está isento da taxa de inscrição. “As isenções são previstas por lei e não tem nenhuma que contemple os candidatos que tenham renda inferior. Não podemos criar isenções e elas estão de acordo com a lei”, explicou
Outros leitores enviaram vários Fale Conosco sobre a questão das pontuações que segundo eles estaria privilegiando os funcionários da Prefeitura.
“A Prefeitura de João Pessoa está beneficiando os contratados com esse novo concurso. O edital chega a oferecer 20 pontos para os contratados e apenas 5 pontos para quem tem doutorado, 4 pontos mestrado e 2 pontos para quem tem pós graduação”.
Aline
“A prefeitura realiza concurso público com um edital que beneficia de forma discrepante os prestadores de serviço, pois a mesma oferece 20 pontos para os servidores que tenham 5 anos de serviço e apenas 2 pontos pra os candidatos que tem pós graduação”.
Larissa
Veja a resposta do secretário: “De forma alguma. Isso não é verdade. O privilégio dos pontos não é apenas para os servidores da prefeitura de João Pessoa, mas para todos que possam comprová-la. Tanto na rede pública como na rede privada”, esclareceu Gilberto Carneiro.
De acordo com o edital, a pontuação por cada ano de experiência é equivalente a 4 pontos. Já a pontuação para o título de doutor são 5 pontos, para mestre 3 pontos e pós-graduação 2 pontos.
Um outro leitor falou sobre a avaliação dos títulos.
“O edital também está cobrando títulos para funções que eles mesmos exigem apenas ensino médio, como atendente de SAMU que atende telefonemas da comunidade”.
Myckael
Segundo o secretário a Prefeitura poderia ter escolhido dois tipos de avaliação: apenas provas e provas com avaliação de títulos. “Optamos pela avaliação de títulos porque os candidatos vão trabalhar com a área de saúde e é importantíssimo que essas pessoas tenham algum tipo de experiência”, explicou o secretário.
O secretário disse ainda que não está inviabilizando a participação dos candidatos sem experiência. “Se eles obtiverem uma pontuação elevada na primeira fase ela será levada em consideração”,
Comentários