VAMOS TRABALHAR
Qualificação das domésticas gera mudança
Em João Pessoa, muitas domésticas têm procurado cursos profissionalizantes para trocar de ocupação ou terem mais uma renda.
Publicado em 23/09/2012 às 11:00
Buscar qualificação também tem sido a máxima das empregadas domésticas e diaristas, embora a categoria ainda conte com muitas pessoas sem alfabetização. Ana Paula Cardoso de Lima, 34 anos, trabalha como diarista há quase 10 anos e atualmente também faz um curso técnico da enfermagem.
“Estudo em uma faculdade particular e continuo fazendo as diárias para complementar a renda da família. Terminei meus estudos este ano e resolvi ingressar na faculdade para dar continuidade na formação, não ficar parada”, contou.
Segundo a presidente do Sindicato das Empregadas Domésticas da Grande João Pessoa, Glória Rejane, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, da prefeitura municipal de João Pessoa, foi criada uma turma de alfabetização para a categoria.
“Temos um grande trabalho a fazer no sentido de conscientizar esses profissionais sobre a importância da escolarização. A maioria das filiados e filiados ao sindicato ainda fazem assinatura com a digital”, contou.
A turma de alfabetização formada este, com 15 alunas, tem aulas no Colégio Augusto Crispim, no bairro dos Ipês, em João Pessoa. A expectativa é que ano que vem seja criada uma nova turma.
Comentários