icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Quanto custa passar no concurso?

Quando alguém coloca como meta a aprovação em um concurso, precisa saber que os custos são inevitáveis.

Publicado em 22/07/2012 às 6:00

A aprovação em um concurso público exige preparação, determinação e investimento. Em alguns casos, muito investimento. Quando alguém coloca como meta a aprovação em um concurso, precisa saber que os custos são inevitáveis.

Dentre os gastos estão as mensalidades com cursinhos preparatórios, taxas de inscrição, deslocamento com viagens para provas em outras cidades ou estados, alimentação, apostilas, cursos extras, etc.

Para os especialistas na área, o importante é saber onde investir, ou seja, nada de ficar gastando dinheiro pagando taxa de inscrição em todo concurso que for anunciado. É preciso foco em determinada área para que as chances de êxito sejam maiores. Após definida a área, começa o investimento. O montante de quanto o candidato vai gastar é muito variável. Um concurso municipal, por exemplo, será bem mais barato que um federal.

O proprietário da rede Viña del Mar, Anderson Rangel, disse que é importante que o candidato analise a apostila antes de comprá-la, sempre comparando o conteúdo oferecido com o edital do concurso. Ele defende que a apostila é um bom investimento porque aborda exatamente os assuntos cobrados no certame, o que vai facilitar o aprendizado do candidato.

Segundo ele, quando um edital é publicado, o assunto é repassado para uma equipe de professores capacitados para elaborar o conteúdo, provas e testes. “A apostila tem que ser completa para ajudar o candidato. Tem que ser elaborada com base no edital”, declarou. As apostilas são vendidas de acordo com os editais de concursos publicados.

Os gastos com deslocamento, quando o candidato se submete a concursos em outras cidades e estados, também devem estar dentro do planejamento. O deslocamento de João Pessoa para a realização de um concurso público em Recife, por exemplo, pode custar em média R$50, caso o candidato decida ir em um desses ônibus locados exclusivamente para levar concurseiros de um estado para outro. Os custos com deslocamento estão diretamente ligados à distância entre as cidades.

Para complementar o aprendizado, muitos candidatos recorrem à internet, mas é preciso cautela na hora de acessar os sites, pois alguns não são confiáveis. É possível encontrar provas de concursos anteriores, apostilas, exercícios respondidos e até cursos gratuitos. Uma boa dica é acessar sites de grandes organizadoras de concursos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp