icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Recrutadores confiam na rapidez da internet para oferecer empregos

Internautas saem em vantagem ao se candidatar à vaga.

Publicado em 12/12/2010 às 8:00

Jacqueline Santos
Do Jornal da Paraíba

A rapidez no acesso às informações pode ser o fator chave para que um número cada vez maior de recrutadores lancem mão do Twitter para correr atrás de bons profissionais. “A ferramenta é eficiente, pois sempre que recebemos uma oportunidade, postamos no Twitter e também nos sites e no Orkut. Quem estiver conectado na rede estará entre os primeiros a visualizar e consequentemente entre os primeiros a se candidatar”, complementa Maria Helena Morais, que trabalha com RH na empresa MRH Gestão de Pessoas e Serviços, em João Pessoa.

Outra oportunidade de emprego pode ser conseguida pelo Twitter e está diretamente relacionada à ferramenta do mundo virtual. Grandes empresas do mercado estão contratando jovens profissionais, que passam o dia inteiro na internet, para alavancar as vendas e fortalecer suas marcas na rede. É uma forma de fazer propaganda utilizando os próprios usuários: um excelente negócio para quem se diverte no microblog e também para os empresários que reduzem gastos com publicidade.

Várias corporações já utilizam o Twitter para divulgação de suas campanhas, com o objetivo de aumentar o número de seguidores de suas contas no site. O microblog se tornou um local onde todos podem expressar suas opiniões. O diferencial aos blogs convencionais, é que os textos são curtos, geralmente com no máximo duas frases.

Em relação à Paraíba, a utilização da ferramenta pelas empresas ainda é considerada incipiente. “De fato, as empresas já utilizam o serviço para se comunicar com potenciais consumidores, ampliar a rede de clientes e divulgar promoções. “O nosso Estado ainda está um pouco atrasado com relação a isto. A maioria das organizações considera grande bobagem. Hoje quem não tem (acesso ao Twitter) está por fora”, declarou a consultora.

O Twitter também facilita a identificação, pelas organizações, dos possíveis candidatos a vaga de emprego. Isso porque no microblog é possível perceber as características dos usuários, que sempre deixam pistas de como são e o que fazem. “Através das pessoas que eles seguem, dá para ver por quais assuntos eles se interessam, o tipo de leitura, refletindo no estilo do candidato”, exemplifica.

Alguns cuidados, entretanto, devem ser tomados pelos pretensos candidatos a vagas de emprego via Twitter. Informações pessoais, como número de documentos, endereços residenciais e telefones jamais devem ser expostos na rede social. O mais indicado é que as pessoas coloquem apenas e-mail para comunicação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp