VAMOS TRABALHAR
Redes sociais inspiram cuidados
Exposiçao exagerada pode render desclassificação em entrevistas, e em casos mais extremos demissão.
Publicado em 15/07/2012 às 6:00
Nos dias de hoje, é difícil ficar de fora das redes sociais. Ter um perfil no Twitter ou Facebook é, para muitas pessoas, uma diversão: postar fotos, pensamentos e curtir as mensagens dos amigos virtuais se transformou em um lazer da vida moderna. O problema é que muitas pessoas esquecem que o comportamento no mundo virtual pode trazer consequências negativas na vida profissional. Impor limites, portanto, é fundamental. Verificar os perfis dos funcionários nas redes sociais se transformou em uma alternativa para os RHs das empresas.
A exposição exagerada ou uma colocação errada nas redes sociais pode lhe render a desclassificação em uma entrevista de emprego, ou, em casos mais extremos, uma demissão. Para o relações públicas Daniel Falcão, gestor da Solaris Cursos, é preciso entender que “o fato de estar em um ambiente digital não deixa de ser social, e que, da mesma forma que a sociedade exige responsabilidade em nossos atos, no meio eletrônico não é diferente”.
Falcão, que faz pós-gradução em Gestão Estratégica da Comunicação Digital, contou que há corporações que fazem uma seleção de candidatos e através de um buscador – como o Google – encontram as redes sociais e observam fatores que influenciam em sua decisão sobre a relação com o candidato ou colaborador. “É interessante ficar atendo para erros de português, presença de pornografia, excesso de futilidade, palavrões, imagens indevidas, etc”, pontuou.
Na avaliação do gestor, estar presente no Twitter ou Facebook, facilita o direcionamento de seu perfil para a carreira. “É a oportunidade de compartilhar e discutir temas importantes sobre sua área, através de comunidades e fóruns de discussão”, frisou.
Dentre as orientações dadas por Falcão estar a de nunca fazer comentários do tipo 'Não queria trabalhar hoje' ou 'Ninguém merece esse chefe'.
Uma boa dica, conforme Falcão, é compartilhar os conhecimentos. “No Facebook é possível montar grupos de discussões do qual seu conhecimento esteja em destaque é uma ótima opção”, declarou. “Utilize um blog para mostrar sua opinião da melhor maneira possível”, acrescentou. Tudo isso pode estar sendo monitorado por seu chefe. “Esta realidade não pode ser ignorada nem pelas empresas nem pelos colaboradores ou candidatos”, disse.
Para o gestor da Solaris, não há nada de errado em adicionar o chefe ou os colegas de trabalho nas redes sociais. “É importante distinguir o pessoal do profissional. O cuidado que precisamos ter é o discernimento na relação que se inicia no meio digital e, como em qualquer outro meio, sabermos tratar com respeito, conforme a relação já existente”, afirmou.
Comentários