VAMOS TRABALHAR
Saiba qual é a hora certa de pedir aumento
Segundo especialistas, ideal é não ter que pedir. É preciso saber quais argumentos usar para não perder a empatia do superior.
Publicado em 12/02/2012 às 8:00
Quase todo mundo reclama do salário que ganha – até mesmo aquelas pessoas que têm uma remuneração bem 'gorda'. Mas, quando a insatisfação torna-se mais evidente, será que é permitido pedir um aumento ao chefe? E qual seria o melhor discurso para convencer o empregador?
Segundo os especialistas, de maneira geral, o ideal é não ter que pedir. Embora haja situações em que os funcionários têm o direito de reclamar, como quando a empresa promete uma certa remuneração e não cumpre ou quando o funcionário ganha mais responsabilidade e trabalho, do que o acordado no início.
De qualquer forma, é preciso saber quais argumentos se deve usar para, na conversa, não perder a empatia do superior e de quebra conseguir o aumento. “É um assunto muito delicado, para o qual não há fórmulas. Mas para que o empregador perceba que chegou o momento de reconhecer financeiramente o funcionário é preciso que o último mostre - através dos resultados que traz para a empresa - que merece tal aumento”, orienta a psicóloga da Top Company Recursos Humanos, Ângela Medeiros.
Segundo a especialista, recomenda-se que o profissional tenha pelo menos um ano de empresa antes de solicitar o aumento no contracheque. “Esse é o tempo mínimo para que o profissional demonstre seus talentos. Nesse período, os feedbacks recebidos são um bom termômetro para saber se terá êxito em sua solicitação”, explica Ângela, comentando sobre a importância do funcionário buscar respostas junto aos seus gestores quanto ao desempenho que vem obtendo.
Nessa linha, o melhor momento para 'barganhar' o aumento é justamente quando se está apresentando um excelente desempenho, está envolvido em grandes projetos e tem um ótimo relacionamento com o grupo.
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