VAMOS TRABALHAR
Servidores públicos se capacitam para aprimorar qualidade do serviço
Após aprovação no concurso, funcionários continuam estudando para ampliar a carreira.
Publicado em 02/10/2011 às 8:00
Valéria Sinésio
Engana-se quem pensa que ao passar em um concurso público, termina a busca pelo conhecimento e pela ascensão da carreira.
Cursos voltados para capacitação dos servidores públicos proporcionam ganhos salariais e possibilidade de crescimento no órgão. Há, inclusive, uma lei federal que incentiva os programas de capacitação. Na Paraíba, o Governo do Estado, Ministério Público, Assembleia Legislativa e Prefeitura de João Pessoa, oferecem capacitação para os servidores.
Os cursos são bons tanto para os funcionários como para as próprias instituições, visto que os programas visam o aprimoramento das atividades desenvolvidas no órgão. Com a capacitação, os servidores se habilitam em determinada função, o que melhora a prestação de serviços à sociedade. Cursos, seminários, workshops, conferências e congressos são algumas das modalidades dos programas de capacitação oferecidos.
A Escola Legislativa da Assembleia, este ano, já ofereceu vários cursos para os servidores. O primeiro deles foi o de 'cerimonial legislativo e ordem de procedência', realizado em quatro dias com 75 participantes. A diretora da escola, Maria Helena Toscano Barros, disse que também são oferecidos, semestralmente, cursos de línguas.
“Alguns cursos são abertos também para servidores de câmaras municipais do Estado inteiro e até para a comunidade em geral”, afirmou. Os servidores não recebem gratificação salarial devido aos cursos, mas aprimoram o conhecimento. “O objetivo é prestar serviço de excelência para que os servidores possam desempenhar suas funções com mais eficiência”, declarou.
Outro curso realizado este ano foi o de sustentabilidade no órgão público. “O intuito foi mostrar que podemos contribuir com a economia de recursos no ambiente de trabalho, economizando papel, por exemplo”, disse. “Também realizamos cursos através do Interlegis, de Brasília e vários outros estão programados até o final deste ano”, contou.
Na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), a média de cursos oferecida é de 70 por ano. São cursos nas mais diversas áreas, pois a Espep atende todas as secretarias do Estado. “Temos cursos de curta duração, entre 20 e 90 horas, para servidores de qualquer área, desde meio ambiente à segurança pública”, explicou a coordenadora Alecsandra Vieira.
Ela destacou que os cursos são vitais para a excelência do trabalho do servidor público. “Ele será capacitado para melhor atender a sociedade, o reflexo é direto”, disse. “Além da melhoria do serviço, a capacitação também reflete no aspecto pessoal, pois o servidor se sente mais valorizado”, declarou a coordenadora. “O servidor tem que estar preparado para a demanda da sociedade, por isso a importância dos cursos”, frisou.
Comentários