VAMOS TRABALHAR
Setor de estética investe em cursos
Para tentar suprir a falta de profissionais qualificados, empresária do setor de estética oferece cursos de atualização semanais.
Publicado em 25/12/2011 às 6:30
No setor de estética, a falta de mão de obra também preocupa. Falta manicure e cabeleireira. A empresária Ane Brandão, da Cosmético Center, diz que são muitos os clientes que pedem indicação de profissionais para trabalhar em salões de beleza. “Infelizmente há uma escassez de trabalhadores para o mercado de cosméticos”, destaca. Segundo ela, os profissionais qualificados preferem trabalhar por conta própria.
A empresária conta que, para auxiliar os clientes proprietários de salões de beleza na capital, ela costuma colocar cartazes com ofertas de emprego para manicure e cabeleireira. “São poucas as pessoas que aparecem, e mesmo assim, a maioria não tem perfil para o cargo”, frisa Ane Brandão. “A deficiência é muito evidente”, opina.
No intuito de amenizar o apagão de mão de obra, a empresária passou a oferecer um curso de capacitação em um centro técnico que funciona na loja. “Toda segunda-feira temos um profissional renomado no mundo da beleza para fazer a reciclagem dos profissionais”, destaca. Por mês, cerca de 200 pessoas participam dos cursos.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também oferece cursos de capacitação. Na unidade de João Pessoa, são oferecidos cursos voltados para as áreas de construção, eletroeletrônica, gestão, gráfica e editorial, metalmecânica e têxtil e vestuário. Em Campina Grande, os cursos são de automação, automotiva, couro e calçados, gestão, gráfica e editorial e metalmecânica. Na unidade de Bayeux, os interessados podem se matricular nos cursos de automação e construção.
Comentários