icon search
icon search
home icon Home > vamos trabalhar
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VAMOS TRABALHAR

Sisutec oferece 2,8 mil vagas em cursos na Paraíba

São 2.850 vagas  destinadas a estudantes que participaram do Enem de 2013 e obtiveram nota superior a zero na redação.

Publicado em 18/03/2014 às 6:00 | Atualizado em 18/07/2023 às 14:33

Estão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Elas poderão ser realizadas até o dia 21 de março pelo site. Na Paraíba, são disponibilizadas 2.850 vagas que serão destinadas a estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtiveram nota superior a zero na redação. Em todo o país, são ofertadas 291.338 vagas.

Para efetuar a inscrição, é necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. O Ministério da Educação (MEC) lembra que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não serão aceitos. Ainda no momento da inscrição, o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisutec.

Na Paraíba, uma das instituições privadas que oferecem vagas no Sisutec é a Faculdade Maurício de Nassau, que terá vagas em João Pessoa e Campina Grande para cursos técnicos em Logística.

O candidato também deverá definir se deseja concorrer às vagas destinadas aos estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral; ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, especificamente para acesso às vagas ofertadas pelas instituições federais de ensino ou às vagas destinadas à ampla concorrência.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao fim da etapa de inscrição, o sistema selecionará automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem. Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisutec em cada curso, por modalidade de concorrência. Caso a nota do candidato possibilite a classificação em suas duas opções de vaga, ele será selecionado exclusivamente na primeira opção.

Serão feitas duas chamadas sucessivas. A cada chamada, os candidatos selecionados terão um prazo para fazer a matrícula na instituição, confirmando dessa forma a ocupação da vaga. O Sisutec é um sistema informatizado no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos participantes do Enem.

O Sisutec é uma das vias de acesso ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que foi criado pelo governo federal em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e oferece dois tipos de curso: o técnico, para quem está matriculado no ensino médio, com duração de um ano, e o curso de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses para quem concluiu.

Os cursos são gratuitos e as aulas terão início nos dias 14 de abril e 12 de maio de 2014. As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas, na condição de bolsista integral. A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 25 de março, e a segunda chamada para o dia 1º de abril.

Os candidatos podem obter mais informações a respeito das regras e procedimentos previstos neste Edital por meio da Central de Atendimento do MEC, do telefone 0800 616161 ou do correio eletrônico [email protected]. (Com informações da Agência Brasil)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp